11037520479?profile=RESIZE_710x

A próxima geração de terapias beta anti-amilóides pode ser avançada pela Biogen exercendo a opção de desenvolver o programa de anticorpos da Denali.

A Biogen exerceu a opção de licenciar o Veículo de Transporte de Anticorpos (Antibody Transport Vehicle - ATV): programa beta amiloide da Denali (ATV:Aβ).

"Esta decisão é um próximo passo importante da nossa colaboração com a Denali... que visa avançar a próxima geração de imunoterapias Aβ para o tratamento da doença de Alzheimer", afirmou Dominic Walsh, chefe da Unidade de Pesquisa Neurodegenerativa da Biogen.

A plataforma é "projetada para atravessar a barreira hematoencefálica (BBB) e aumentar com segurança a exposição do anticorpo terapêutico no cérebro e potencialmente levar a uma melhor eficácia e / ou segurança", afirmou Joseph Lewcock, PhD, diretor científico da Denali. Isso poderia melhorar a depuração da placa e/ou reduzir as anormalidades de imagem relacionadas à amiloide (ARIA), de acordo com a Biogen.

"O progresso recente com anticorpos terapêuticos direcionados por Aβ permite novas opções de tratamento para pessoas que vivem com Alzheimer, e os dados de ensaios clínicos demonstraram que a depuração de Aβ agregado está associada a benefícios para os pacientes", comentou Lewcock.

 

A plataforma de transporte de anticorpos

O BBB protege o cérebro de substâncias nocivas e patógenos que circulam na corrente sanguínea. Historicamente, o BBB tem colocado desafios significativos para o desenvolvimento de medicamentos para doenças do sistema nervoso central (SNC), impedindo a entrega da maioria das concentrações de drogas terapeuticamente relevantes para o cérebro.

A tecnologia proprietária de beta-segmentação amiloide é projetada para fornecer efetivamente grandes moléculas terapêuticas, como anticorpos, enzimas, proteínas e oligonucleotídeos em todo o BBB após administração intravenosa.

Na plataforma, os domínios Fc projetados se ligam a receptores de transporte naturais específicos, afirmou a Biogen. Estes incluem receptores de transferrina, que são expressos no BBB. Eles entregam o Veículo de Transporte e sua carga terapêutica ao cérebro através de transcitose mediada por receptor.

Sobre a opção de licença

A opção foi exercida de acordo com uma colaboração entre a Biogen e a Denali anunciada em 2020.

Após o exercício da opção pela plataforma de anticorpos, a Biogen será responsável por todas as atividades de desenvolvimento e comerciais e despesas associadas.

A Denali receberá um pagamento de exercício de opção única. Se certos marcos forem alcançados, a empresa será elegível para pagamentos de potenciais marcos comerciais e de desenvolvimento, além de royalties com base em vendas líquidas futuras.

 

Fonte: European Pharmaceutical Review

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob