Iniciativa conduzida em conjunto com o Einstein identificou projetos e oportunidades operacionais e de apuração da experiência do cliente no mundo; Afiliada brasileira foi responsável por um terço dos projetos selecionados para mentoria de aceleração.
A Biogen realizou seu primeiro programa intercontinental de inovação e consolidou a afiliada brasileira entre os principais polos da empresa no desenvolvimento de soluções para processos internos e experiência do cliente. Intitulada LEAP Innovation Program, a iniciativa visou a identificação de projetos inovadores da região intercontinental (BIR) – América Latina, Austrália, Ásia, Japão, Oriente Médio, África, Turquia e Rússia. As propostas mais bem avaliadas receberam mentorias para aceleração e efetivação de ideias, em conjunto com a Eretz.bio, hub de inovação em saúde do Einstein.
Com duração de seis meses, o programa foi idealizado para desenvolver projetos alinhados a cinco pilares estratégicos: acesso do paciente; engajamento do paciente; experiência do cliente; criação de valor digital e excelência operacional.
Com o LEAP Inovation Program, a Biogen engajou diretamente 15% do total de funcionários da região BIR na solução de problemas e melhoria de processos. Ao todo, 34 projetos do Brasil, Argentina, Austrália, China, GCC (Golfo Pérsico), Japão e Nova Zelândia foram submetidos para a primeira fase de análises. Destes, nove foram selecionados – sendo um terço oriundos de equipes e profissionais brasileiros – para receber mentoria especializada em inovação em saúde a fim de contribuir na produção de projetos piloto.
“Quando pensamos em diversidade como valor, estamos falando também da união de mentes em todo o mundo para aprimorar demandas específicas ou comuns a todos. Neste programa de inovação, investimos cerca de 2500 horas em desenvolvimento de equipes e interlocução pelo globo. Esta iniciativa amplifica nosso potencial competitivo e de desenvolvimento de soluções que impactam as vidas de pacientes, pesquisadores, profissionais de saúde, investidores e toda a sociedade”, comenta Rogério Frabetti, gerente geral da Biogen Brasil.
Os projetos brasileiros envolveram a participação de 20 profissionais e objetivaram: a revisão de metas e indicadores de desempenho a partir de dados da jornada do cliente, em vista de gerar melhor experiência ao consumidor e promover valores ao brand equity da empresa; ampliar a eficiência comunicacional nas operações, possibilitando maior agilidade interna, a valorização ao cliente e a expansão de negócios; além do engrandecimento de políticas e iniciativas de educação em saúde para pacientes de Atrofia Muscular Espinhal (AME) e familiares, por meio da divulgação de conteúdo de influenciadores, em mídias sociais.
Através da interação com duas frentes da Inovação do Einstein, HDLab, pilar responsável por validação de necessidades através de metodologias de inovação, e Eretz.bio, hub de startups da instituição, o programa envolveu aulas e mentorias com especialistas médicos e de inovação em saúde, que apoiaram os grupos na estruturação de suas ideias, contribuindo, assim, para o fomento a cultura de inovação e intraempreendedorismo.
"As experiências geradas pelo LEAP extrapolaram os vieses objetivos de apuração e modelos organizacionais e de relacionamento, mas viabilizaram o aprimoramento de habilidades pessoais e coletivas de relacionamento interno e com clientes. E, ao observarmos a qualidade das proposições e recepção das ideias do time brasileiro, evidenciamos que o potencial criativo e transformador de nossos profissionais pode ser referência em intercâmbios globais”, analisa a diretora médica da Biogen Brasil, Tatiana Branco.
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