RIO — Após comunicado do Instituto Butantan, o lote 160016 da vacina adsorvida Hepatite B (recombinante) foi suspenso, nesta terça-feira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Instituto Butantan informou que segue padrões internacionais de qualidade para a fabricação e controle das vacinas por ele distribuídas. Desta forma, o lote 160016 da vacina adsorvida hepatite B (recombinante), envasado em 2016, cumpriu todos os requisitos e exigências de qualidade no ato de sua distribuição ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O instituto ressaltou que as vacinas que produz não são distribuídas para clínicas particulares.
O instituto esclareceu ainda que, durante o monitoramento de qualidade do referido lote, após 12 meses de sua distribuição, evidenciou-se elevação nos valores de endotoxina, mas que esta alteração não altera a eficária da vacina.
style="display:block" data-ad-format="autorelaxed" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="7514086806">Do total de 101.556 frascos distribuídos deste lote, 101.264 foram utilizados sem qualquer evidência de reações adversas pelos pacientes. De acordo com o instituto, as possíveis reações são leves, como dor no local e vermelhidão.
“Portanto, mesmo não existindo manifestações adversas relatadas pelos pacientes e nenhuma evidência de ineficácia terapêutica, o Instituto Butantan, prezando pela qualidade de seus produtos e pela saúde da população, solicitou voluntariamente o recolhimento preventivo dos 292 frascos do mencionado lote que ainda restavam no sistema público de saúde”, conclui o instituto em nota enviada ao GLOBO.
Fonte: O Globo Online
Comentários