Um teste de um chatbot de IA construído para tratamento de saúde mental mostrou que ele pode reduzir os sintomas de condições como ansiedade e depressão.
O estudo publicado no NEJM AI realizou um estudo controlado randomizado envolvendo 210 adultos com sintomas de depressão, ansiedade e transtornos alimentares.
Cerca de metade dos participantes foi designada para usar o Therabot, um chatbot de IA desenvolvido pelo Dartmouth College, que também financiou o estudo, por quatro semanas. A outra metade não recebeu nenhum tratamento e atuou como grupo controle.
O chatbot não apenas mostrou maiores reduções nos sintomas de depressão, ansiedade e transtornos alimentares em comparação com o grupo de controle, mas também foi usado em média por mais de seis horas ao longo do estudo. Os participantes também disseram que a conexão que sentiram com o chatbot foi semelhante à que sentiriam com um terapeuta humano.
À medida que a demanda por serviços de saúde mental continua a subir, os investidores têm colocado dinheiro em startups que criam chatbots de IA para terapia. Outros, como o Talkspace, estão usando IA para criar ferramentas para ajudar a tratar pacientes, como um podcast de terapia gerado por IA. Embora ainda não haja mais pesquisas comparando a terapia facilitada por chatbots de IA diretamente com a terapia conduzida por médicos, estudos como esse são um passo à frente na medição do funcionamento da tecnologia.
Fonte: Endpoints
Comentários