Ao colocar o paciente no centro, a biofarmacêutica trabalha para atender às necessidades da sociedade gerando sustentabilidade financeira e impacto positivo para as pessoas e o planeta
São Paulo, junho de 2024 – O Grupo Chiesi, biofarmacêutica que desenvolve, produz e comercializa soluções terapêuticas inovadoras em saúde respiratória, doenças raras e cuidados especializados registrou faturamento de € 3 bilhões em 2023, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. A rentabilidade se manteve em torno de 30% pelo quarto ano consecutivo, permitindo à companhia seguir sua estratégia de expansão.
Com o compromisso de criar soluções inovadoras, focadas nas necessidades de pacientes, cuidadores e toda a comunidade de saúde, a Chiesi vem crescendo ano a ano de maneira sustentável. Em 2023, a taxas de câmbio constantes (@CER, na sigla em inglês), o crescimento foi observado em todas as três áreas de negócio do Grupo e em todas as regiões.
A aposta na inovação continua a ser central no crescimento do Grupo Chiesi. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) atingiram quase 24% das vendas totais no ano, alimentando tanto o pipeline interno quanto acelerando as colaborações externas.
Destaques por área terapêutica
A franquia AIR, que engloba produtos e serviços para tratamento de doenças respiratórias, é a maior do grupo, representando mais de 56% das vendas e crescendo 6% @CER. O grande destaque foi a formulação tripla fixa para o tratamento de asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que alcançou um crescimento @CER de 27%.
A unidade de negócios RARE, a mais recente adição ao portfólio da Chiesi, fornece tratamentos avançados para doenças genéticas raras ou ultrarraras. A franquia atingiu mais de € 500 milhões em vendas, impulsionadas pela forte expansão orgânica e pela aquisição estratégica da Amryt Pharma Plc, em abril de 2023.
A franquia CARE (cuidados especializados, neonatologia e saúde ao consumidor) continuou a crescer de forma consistente, com vendas aumentando 2% @CER. O surfactante natural, utilizado no tratamento de recém-nascidos prematuros com síndrome do desconforto respiratório, evoluiu 6% @CER.
“Estamos comprometidos a ir além de prover soluções inovadoras em saúde, também nos dedicamos ao propósito de usar o negócio para melhorar a vida das pessoas e do planeta. Os resultados positivos da companhia nos possibilitam seguir executando nossa visão de valor compartilhado e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente da Chiesi Brasil Marco Ruggiero.
Panorama e perspectivas para o Brasil
A unidade brasileira, inaugurada em 1976, foi a primeira filial do Grupo fora da Itália. O país, que está entre os 10 mercados mais relevantes para a companhia em geração de receita, conta com uma fábrica localizada em Santana de Parnaíba (SP), especializada na produção de medicamentos inalatórios, sólidos e líquidos. A unidade produz cerca de 33 milhões de unidades de medicamentos todos os anos, que abastecem o mercado nacional e são exportadas para afiliadas e terceiros.
“Em 2024, daremos continuidade aos planos de expansão no mercado brasileiro, consolidando o posicionamento das nossas terapias, trazendo inovações e implementando estratégias para ampliar o acesso aos nossos tratamentos”, destaca Ruggiero.
Entre as apostas para continuar crescendo está o lançamento do suplemento alimentar Forten® Energy. O produto, que vem para reforçar o portfólio da franquia CARE, marca a entrada da Chiesi Brasil no mercado de produtos isentos de prescrição.
Também merece destaque a ampliação da parceria com o Governo Federal no Programa Farmácia Popular. Desde 2011, a empresa oferece para o programa um dos seus medicamentos indicados para o tratamento da asma, já tendo beneficiado milhares de brasileiros com a doença. Em 2024, incluiu na lista de produtos disponibilizados pelo programa um corticoide nasal recomendado para o tratamento da rinite alérgica.
Olhar para o futuro
Em 2024, a empresa pretende alcançar um crescimento constante, a uma taxa média a alta de um dígito, com base em quatro anos de rentabilidade consistente de 30%. Com uma geração de caixa substancial e potencial contínuo de investimento, o Grupo Chiesi está bem-posicionado para impulsionar o crescimento através de aquisições, parcerias estratégicas e novos investimentos em P&D, reforçando seu compromisso de atender às necessidades de pacientes através da ampliação do portfólio e da expansão do acesso a suas terapias.
Além disso, a Chiesi deverá inaugurar seu novo Centro de Excelência em Biotecnologia, em Parma, na Itália, marcando um salto significativo na capacidade de desenvolver e produzir medicamentos biológicos. Alinhada à sua dedicação à sustentabilidade, a empresa pretende estabelecer novas metas de redução líquida zero de emissões de carbono até 2035.
Fonte: Chiesi
Comentários