Aplicação baseada nos resultados do estudo TROPION-Breast01 Fase III
BLA adicional em revisão nos EUA para AstraZeneca e Daiichi Sankyo datopotamab deruxtecan para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso avançado
O pedido de licença biológica (BLA) da AstraZeneca e Daiichi Sankyo para datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) foi aceito nos EUA para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama irressecável ou metastático positivo para receptor hormonal (HR), HER2-negativo (IHC 0, IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) que receberam terapia sistêmica prévia para doença irressecável ou metastática. A data da Lei de Taxa de Usuário de Medicamentos sob Prescrição, a data de ação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para sua decisão regulatória, é durante o primeiro trimestre de 2025.
O BLA é baseado nos resultados do ensaio clínico de fase III TROPION-Breast01, no qual o datopotamab deruxtecan demonstrou uma melhora estatisticamente significativa e clinicamente significativa para o duplo desfecho primário de sobrevida livre de progressão (PFS) em comparação com a escolha do investigador de quimioterapia em pacientes com câncer de mama HR-positivo irressecável ou metastático, HER2-negativo previamente tratado com terapia endócrina e pelo menos uma terapia sistêmica. Para o desfecho primário duplo de sobrevida global (SG), os resultados provisórios favoreceram numericamente o datopotamab deruxtecan em relação à quimioterapia, mas não estavam maduros no momento do corte dos dados. O ensaio está em andamento e a OS será avaliada em análises futuras.
Datopotamab deruxtecan é um conjugado de drogas de anticorpos DXd (ADC) especificamente projetado para TROP2 descoberto pela Daiichi Sankyo e sendo desenvolvido em conjunto pela AstraZeneca e Daiichi Sankyo.
Susan Galbraith, vice-presidente executiva de pesquisa e desenvolvimento em oncologia da AstraZeneca, disse: "Apesar do progresso acentuado no tratamento do câncer de mama HR-positivo e HER2-negativo, a maioria dos pacientes com doença avançada desenvolve resistência endócrina e enfrenta a perspectiva de uma ou várias linhas de quimioterapia. Se aprovado, o datopotamab deruxtecan tem o potencial de fornecer a esses pacientes uma alternativa eficaz e melhor tolerada à quimioterapia convencional."
Ken Takeshita, MD, Global Head, R&D, Daiichi Sankyo, disse: "A aceitação do BLA pela FDA nos aproxima de fornecer às pacientes com câncer de mama HR-positivo e HER2-negativo previamente tratado uma opção alternativa à quimioterapia convencional mais cedo no cenário metastático. Após nosso pedido recentemente aceito para câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso avançado nos EUA, juntamente com revisões regulatórias adicionais em andamento na China, na UE, no Japão e em outras regiões, estamos trabalhando rapidamente para trazer o datopotamab deruxtecan como uma nova opção de tratamento potencial para pacientes em todo o mundo."
Os resultados do TROPION-Breast01 foram apresentados durante um Simpósio Presidencial no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica de 2023 e em uma apresentação oral no Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio de 2023.
O perfil de segurança do datopotamab deruxtecan foi consistente com o observado noutros ensaios em curso, sem novas preocupações de segurança identificadas.
Um BLA adicional para datopotamab deruxtecan com base nos resultados do ensaio clínico TROPION-Lung01 Fase III está sendo revisado nos EUA para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) localmente avançado ou metastático que receberam terapia sistêmica prévia. Submissões regulatórias adicionais para datopotamab deruxtecan em câncer de pulmão e mama estão em andamento globalmente.
Câncer de mama HR-positivo
Mais de 275 mil casos de câncer de mama foram diagnosticados nos EUA em 2022.1 O câncer de mama HR-positivo e HER2-negativo é o subtipo mais comum, correspondendo a mais de 65% dos casos diagnosticados.2 O câncer de mama é considerado HR-positivo, HER2-negativo quando os tumores são positivos para receptores hormonais de estrogênio e/ou progesterona e negativos para HER2 (medido como escore HER2 de IHQ 0, IHQ 1+ ou IHC 2+/ISH-).2,3 O tratamento inicial padrão para esse subtipo de câncer de mama é a terapia endócrina, mas a maioria das pacientes com doença avançada desenvolverá resistência, ressaltando a necessidade de opções adicionais.4,5
A TROP2 é uma proteína amplamente expressa no câncer de mama HR-positivo, HER2-negativo e está associada ao aumento da progressão tumoral e baixa sobrevida.6,7
TROPION-Mama01
O TROPION-Breast01 é um ensaio clínico global, randomizado, multicêntrico, aberto, de Fase III, que avalia a eficácia e a segurança do datopotamab deruxtecan versus a escolha do investigador de quimioterapia de agente único (eribulina, capecitabina, vinorelbina ou gemcitabina) em pacientes com câncer de mama irressecável ou metastático HR-positivo, HER2-negativo (IHC 0, IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) que progrediram e não são adequados para terapia endócrina por avaliação do investigador e receberam pelo menos um terapia sistêmica adicional para doença irressecável ou metastática.
Os dois desfechos primários do TROPION-Breast01 são PFS, conforme avaliado por revisão central independente cega e OS. Os principais desfechos secundários incluem taxa de resposta objetiva, duração da resposta, PFS avaliada pelo investigador, taxa de controle da doença, tempo até a primeira terapia subsequente e segurança. TROPION-Breast01 incluiu mais de 700 pacientes na África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Para mais informações visite ClinicalTrials.gov.
Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd)
Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) é um ADC experimental dirigido por TROP2. Projetado usando a tecnologia DXd ADC proprietária da Daiichi Sankyo, o deruxtecan datopotamab é um dos seis ADCs DXd no pipeline de oncologia da Daiichi Sankyo e um dos programas mais avançados da plataforma científica ADC da AstraZeneca. Datopotamab deruxtecan é composto por um anticorpo monoclonal anti-TROP2 IgG1 humanizado, desenvolvido em colaboração com a Universidade Médica de Sapporo, ligado a um número de cargas úteis de inibidores da topoisomerase I (um derivado exatecano, DXd) através de ligantes cliváveis baseados em tetrapeptídeos.
Um programa abrangente de desenvolvimento clínico global está em andamento com mais de 20 ensaios avaliando a eficácia e a segurança do datopotamab deruxtecan em vários tipos de câncer, incluindo CPNPC, câncer de mama triplo-negativo (TNBC) e câncer de mama HR-positivo, HER2-negativo.
Colaboração Daiichi Sankyo
A AstraZeneca e a Daiichi Sankyo firmaram uma colaboração global para desenvolver e comercializar conjuntamente o fam-trastuzumab deruxtecan-nxki em março de 2019 e o datopotamab deruxtecan em julho de 2020, exceto no Japão, onde a Daiichi Sankyo mantém direitos exclusivos para cada ADC. Daiichi Sankyo é responsável pela fabricação e fornecimento de fam-trastuzumab deruxtecan-nxki e datopotamab deruxtecan.
Comentários