A Starboard adquiriu uma participação de cerca de US$ 1 bi na Pfizer e tenta impulsionar uma reviravolta na gigante farmacêutica
Bloomberg
Os ex-executivos da Pfizer, Ian Read e Frank D’Amelio, decidiram “não se envolver” na campanha ativista da Starboard Value contra a empresa farmacêutica, de acordo com um comunicado divulgado em nome deles na quarta-feira (10) à noite.
Read, ex-presidente executivo da empresa, e D’Amelio, ex-diretor financeiro, afirmaram que são “totalmente favoráveis” ao atual CEO da Pfizer, Albert Bourla, à sua alta administração e ao conselho de diretores.
O comunicado foi emitido pela Guggenheim Securities, que tem sido, há anos, consultora de investimentos da Pfizer.
Nesta quinta-feira (10), a Starboard respondeu, enviando uma carta ao conselho da Pfizer acusando os funcionários da empresa ou seus representantes de ameaçar “iniciar litígios custosos” contra Read e D’Amelio, recuperar suas compensações anteriores e cancelar unidades de ações de desempenho não adquiridas, a menos que eles divulgassem publicamente uma declaração apoiando Bourla.
As ações da Pfizer subiram 0,6% nas negociações pré-mercado em Nova York na quinta-feira após a resposta da Starboard. As ações estão quase 5% acima desde o início do ano.
A Starboard deve se reunir com Bourla e o diretor independente principal da Pfizer em 16 de outubro para apresentar suas opiniões sobre a empresa, de acordo com a carta.
A Pfizer não pôde ser contatada imediatamente para comentar.
O investidor ativista Starboard adquiriu uma participação de cerca de US$ 1 bilhão na Pfizer e está buscando impulsionar uma reviravolta na gigante farmacêutica em dificuldades, informou a Bloomberg nos últimos dias, citando uma fonte familiarizada com o assunto. Read e D’Amelio expressaram interesse em ajudar com o esforço, segundo a fonte.
Comentários