by Inês Pinto Miguel - Jornal Economico (Portugal)
“Após meses de avaliação e trabalho técnico por parte das equipas de transferência de tecnologia, produção e operação, a assinatura do acordo permitirá a produção dos primeiros lotes desta vacina candidata, após receber as aprovações das autoridades sanitárias”, adianta a farmacêutica em comunicado.
A farmacêutica espanhola Reig Jofre concordou em produzir a vacina contra a Covid-19 da subsidiária da Johnson & Johnson, a Janssen Pharmaceutical Companies, revela a empresa em comunicado. Esta é a terceira empresa a ser escolhida para produzir uma vacina contra a Covid-19.
“A ampla e reconhecida experiência da Reig Jofre na fabricação de produtos injetáveis estéreis, juntamente com a disponibilidade de uma fábrica de última geração em Barcelona, que entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2021, criam uma oportunidade única de contribuir para as necessidades de fornecimento rápido e seguro da vacina candidata Covid-19”, aponta a farmacêutica espanhola.
“Após meses de avaliação e trabalho técnico por parte das equipas de transferência de tecnologia, produção e operação, a assinatura do acordo permitirá a produção dos primeiros lotes desta vacina candidata, após receber as aprovações das autoridades sanitárias”, adianta.
“Estamos orgulhosos de ver que o esforço contínuo da Reig Jofre para investir em tecnologia e capacidades industriais contribuirá para a disponibilidade da vacina Covid-19 num grande número de países. Tendo sido escolhido pela Janssen como um dos seus parceiros para a produção da vacina candidata Ad26.COV2-S dará à Reig Jofre a oportunidade de demonstrar o valor estratégico de ter uma indústria forte, competitiva e tecnologicamente avançada em superar uma situação crítica como a atual”, apontou o CEO da farmacêutica espanhola, Ignasi Biosca, em comunicado.
A farmacêutica afirmou que consegue produzir 50 milhões de doses da vacina da Janssen por ano nas novas instalações, sem precisar de cancelar os contratos já existentes. O CEO da empresa já tinha admitido que quando as instalações funcionassem em pleno conseguiam produzir entre um e dois milhões de doses da vacina por dia.
Comentários