Qulipta é agora indicado para tratar a enxaqueca crônica em doentes adultos que sofrem ataques incapacitantes frequentes
O FDA concedeu aprovação para a indicação do Qulipta (atogepant) da AbbVie como um tratamento preventivo para enxaquecas crônicas em pacientes adultos. Qulipta recebeu aprovação para tratar a enxaqueca episódica e crônica.
A medicação tornou-se o primeiro e único antagonista oral do receptor de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) a receber aprovação para prevenir a enxaqueca episódica e crônica.
Ele fornece uma opção de tratamento para pessoas com enxaqueca crônica que experimentam ataques incapacitantes frequentes.
Qulipta recebeu a aprovação da FDA para tratar a enxaqueca episódica em adultos em setembro de 2021.
O vice-presidente sênior e diretor médico da AbbVie, Roopal Thakkar, disse: "Desde setembro de 2021, o Qulipta tem ajudado as pessoas que vivem com enxaqueca episódica a prevenir ataques de enxaqueca, reduzindo a carga diária de enxaqueca.
"Agora, aqueles com a enxaqueca crônica mais desafiadora de tratar também podem confiar no Qulipta para reduzir significativamente seus dias de enxaqueca.
"Esta aprovação faz da AbbVie a única empresa com três tratamentos em todo o espectro da enxaqueca, incluindo o Qulipta como um tratamento preventivo para enxaqueca episódica e crônica, Botox (onabotulinumtoxinA), nosso primeiro tratamento preventivo fundamental aprovado pela FDA para enxaqueca crônica, e Ubrelvy (ubrogepant), um tratamento agudo para ataques de enxaqueca."
A aprovação regulatória para a indicação expandida foi baseada nos dados obtidos do estudo principal de Fase III PROGRESS, que avaliou a eficácia, tolerabilidade e segurança do Qulipta 60mg uma vez ao dia (QD) oral em pacientes adultos com enxaqueca crônica.
O estudo mostrou uma redução significativa em relação à linha de base na média mensal de dias de enxaqueca ao longo do período de tratamento de 12 semanas em participantes tratados com Qulipta em comparação com placebo.
Qulipta está disponível em doses de 10mg, 30mg e 60mg para o tratamento preventivo da enxaqueca episódica. A dose de 60mg é indicada para pacientes com enxaqueca crônica.
Num desenvolvimento separado, o Rinvoq da AbbVie (upadacitinib, 45 mg [dose de indução] e 15 mg e 30 mg [doses de manutenção]) recebeu a aprovação da Comissão Europeia para tratar moderada a gravemente ativa doença de Crohn em doentes adultos.
Rinvoq foi indicado para tratar doentes adultos que tiveram uma resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância à terapêutica convencional ou a um agente biológico.
Fonte: Abbvie
Comentários