A sinalização é vista do lado de fora da sede da Food and Drug Administration (FDA) em White Oak, Maryland, EUA, em 29 de agosto de 2020. REUTERS/Andrew Kelly/File Photo adquire direitos de licenciamento
(Reuters) - A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos vai permitir temporariamente a importação de um medicamento para sífilis fabricado pelos Laboratórios Delbert de França, anunciou a empresa na quarta-feira.
O Laboratoires Delbert disse que estava se coordenando com o regulador de saúde para trazer a extencilina para os Estados Unidos para lidar com a escassez de medicamentos para sífilis, de acordo com uma carta no site da FDA.
Em junho, a Pfizer (PFE. N) havia alertado que em breve ficaria sem o fornecimento de seu medicamento, a Bicilina L-A, usada para tratar sífilis e outras infecções bacterianas em crianças, porque teve que priorizar versões feitas para adultos devido a um pico de infecções por sífilis naquela população na época.
Os produtos de penicilina da Pfizer estão em escassez desde abril, de acordo com o site da FDA.
De acordo com uma pesquisa de agosto, quase um terço dos farmacêuticos hospitalares dos EUA disseram que foram forçados a racionar, adiar ou cancelar tratamentos à medida que a escassez de medicamentos no país se aproxima de um recorde histórico.
A extencilina de Delbert, uma forma de penicilina, não é aprovada nos Estados Unidos.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível bacteriana (IST) evitável e curável que afetou 7,1 milhões de adultos entre 15 e 49 anos em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde
Fonte: Reuters - Reportagem de Christy Santhosh em Bengaluru; Edição de Maju Samuel
Comentários