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O Índice de Acesso a Medicamentos é publicado a cada dois anos. Este ano, ele analisou o desempenho das empresas farmacêuticas na resposta à pandemia. ¬© Keystone / Anthony Anex

 

by Jessica Davis Plüss - SWISSINFO

 

Tanto a Roche quanto a Novartis caíram em um ranking dos 20 maiores esforços das empresas farmacêuticas para expandir o acesso a medicamentos em países pobres.

A Novartis caiu do segundo lugar (resultado de 2020) para o quarto lugar no Índice de Acesso a Medicamentos de 2022Link externo, publicado em 15 de novembro, enquanto sua vizinha Roche, com sede na Basileia, escorregou de uma posição para a décima. A GSK, com sede no Reino Unido, manteve-se na primeira posição, seguida pela Johnson & Johnson e AstraZeneca.

"O índice é cada vez mais competitivo. Toda empresa está fazendo algo para expandir o acesso, mas ainda falta a qualidade das estratégias, especialmente quando se trata de alcançar todos os países", disse Jayasree Iyer, diretor executivo da Access to Medicines Foundation que prepara o índice, por telefone à SWI swissinfo.ch.

Pela primeira vez desde que o índice foi publicado em 2008, todas as 20 empresas têm estratégias de acesso a medicamentos, o que significa que estão tomando medidas para tornar os medicamentos e os diagnósticos disponíveis e acessíveis aos pacientes além dos principais mercados, como os EUA, Europa e Japão. Como revela um indicador, 83% dos produtos existentes avaliados pelo índice têm agora uma estratégia para expandir o acesso em comparação com 58% dos produtos em 2020.

O ranking, que é apoiado pelos governos britânico e holandês, a Fundação Bill & Melinda Gates, Leona M. e Harry B. Helmsley Charitable Trust, e a AXA Investment Managers, mede empresas em diversas áreas, incluindo pesquisa e desenvolvimento, preços e doações de produtos.

Esta é a primeira vez que o índice avalia os esforços durante a pandemia de Covid-19, que "desnudou" a desigualdade no acesso aos medicamentos, disse a fundação em um comunicado à imprensa. O índice elogiou a "resposta rápida e eficaz" no desenvolvimento das vacinas Covid-19, mas foi crítico em relação à iniquidade em seu lançamento e à falta de investimento em outras doenças infecciosas emergentes.

"Se a Covid-19 deve ser um ponto de viragem na saúde global, o desafio agora é para as empresas expandir o acesso a mais de seus produtos - e em um maior número de países - para alcançar mais pessoas em países de baixa e média renda", declarou a fundação.

 

Trazendo inovação

A Novartis, que ocupa um dos três primeiros lugares desde 2016, foi reconhecida por integrar o acesso ao seu processo de planejamento para todos os projetos em seu pipeline. Isto significa que ela planeja lançamentos globais de produtos em vez de apenas em mercados de alta renda.

A empresa tem forte alcance geográfico, inclusive em alguns dos países de menor renda, ajudada por investimentos em doenças como a malária e a doença falciformeLink externo que são comuns na África. Os testes clínicos para seu tratamento da malária grave também incluem cinco países de baixa renda.

A empresa perdeu pontos devido a um acordo legal relacionado a um problema no Vietnã envolvendo um distribuidor da subsidiária de cuidados com os olhos da empresa, a Alcon, que se separou da Novartis em 2019. Embora a questão tenha sido de 2011-2014, o acordo ocorreu durante o período do relatório para o índice.

A empresa tem confiado fortemente em sua unidade genérica, a Sandoz, para alcançar pacientes em todos os níveis de renda. Há alguns meses, ela anunciou planos de descontinuar a Sandoz e concentrar-se nos chamados medicamentos inovadores de "alto valor". Isto não se reflete na pontuação da empresa no ranking de 2022, porque o spin-off ainda não foi finalizado. No entanto, Iyer disse que será importante para a empresa "encontrar uma solução de como lidar com os produtos inovadores se eles não puderem se aproximar das redes e dos modelos de distribuição da parte genérica do negócio".

Nem a Roche nem a Novartis têm nenhum negócio de vacinas e, portanto, não estiveram envolvidas no desenvolvimento das vacinas Covid-19. O braço de diagnóstico da Roche apoiou a implantação dos testes Covid-19.

A Roche, entretanto, não tem o mesmo extenso alcance geográfico que muitas outras empresas. Isto se deve em grande parte ao fato de ter investimentos limitados em doenças que afetam desproporcionalmente populações de baixa renda, como a malária. "A entrega de produtos é a maior oportunidade para a Roche. Seus produtos estão amplamente disponíveis nos países de renda média alta e média baixa, mas a escala nos países mais pobres é limitada", disse Iyer.

Um porta-voz da Roche comentou: "A empresa tem medicamentos altamente inovadores; portanto, pode ser um desafio levar medicamentos a todos que precisam deles, pois muitas vezes eles requerem caminhos de cuidados especializados e infraestrutura médica que nem sempre estão em vigor em todos os países".

A empresa acrescentou que tem trabalhado com governos e parceiros para construir capacidade e combater "causas fundamentais que impedem o acesso à saúde inovadora" que se destinam a ajudar a melhorar o acesso a longo prazo.

Alcançando escala

Enquanto o índice de 2022 reconheceu algumas áreas-chave de progresso, Iyer disse que não está sendo dada atenção suficiente a como alcançar a escala, especialmente para "medicamentos inovadores" que são tratamentos avançados com etiquetas de preço elevado, muitas vezes para câncer e doenças genéticas.

Durante o período de análise, seis empresas celebraram novos acordos de licenciamento, três delas pela primeira vez. Enquanto a maioria era para produtos Covid-19, a Novartis foi a única, e a primeira empresa, a concordar com uma licença voluntária para um medicamento contra o câncer. O acordo com o MPP (Geneva-based Medicines Patent Pool), finalizado em outubro, permitirá a produção genérica de seu medicamento patenteado nilotinib para tratar a leucemia mielóide crônica.

 

"Nada diz expandir o acesso como o licenciamento voluntário. É aí que se obtém a escala. É onde você obtém a acessibilidade e o fornecimento em diferentes regiões do mundo", disse Iyer.

O acordo Novartis é um dos primeiros passos de uma empresa sob a bandeira da Coligação de Acesso a Medicamentos Oncológicos (ATOM) - uma parceria público-privada envolvendo ambas as empresas suíças para expandir o acesso a medicamentos essenciais para o câncer.

Em resposta à pergunta sobre se a Novartis buscará licenças não exclusivas adicionais, um porta-voz da empresa disse que "nosso foco principal neste momento é implementar o acordo voluntário não exclusivo para o nilotinib e tomar conhecimento". Avaliaremos então os próximos passos e consideraremos outras oportunidades".

A Roche não concordou com nenhum acordo voluntário de licenciamento, mas disse que está envolvida em iniciativas de transferência de tecnologia para fabricantes regionais em Bangladesh, China e Argélia e continuará a avaliar as oportunidades caso a caso.

Adaptação: Fernando Hirschy

 
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