A Biomunex pode receber até US$ 610 milhões, incluindo pagamentos adiantados e por marcos
A Ipsen firmou um contrato de licenciamento mundial exclusivo com a Biomunex Pharmaceuticals para o BMX-502, um anticorpo biespecífico de primeira classe projetado para envolver e ativar células T invariantes associadas à mucosa (células MAIT) para atingir e destruir células malignas.
O acordo concede à Ipsen direitos exclusivos em todo o mundo para o desenvolvimento, fabricação e comercialização do BMX-502.
A Biomunex está pronta para finalizar o pacote de habilitação de novos medicamentos em investigação (IND). A Ipsen assumirá a responsabilidade pelas atividades de preparação relacionadas ao estudo de Fase I, incluindo o envio do pedido de IND e todos os esforços de desenvolvimento clínico e comercialização.
A Biomunex pode receber até US$ 610 milhões, incluindo pagamentos adiantados e por marcos, bem como royalties globais escalonados sobre as vendas.
A vice-presidente sênior e chefe de desenvolvimento inicial da Ipsen, Mary Jane Hinrichs, declarou: "À medida que continuamos a aumentar o pipeline da Ipsen usando uma abordagem científica em primeiro lugar para parcerias em todo o ecossistema, acreditamos que o BMX-502 é uma forte adição com potencial de primeira classe em tumores sólidos.
"Este novo programa MAIT-engager complementará nosso portfólio TCE existente à medida que aproveitamos a próxima geração de engajadores de células T para superar os desafios do tratamento, incluindo toxicidade limitante da dose, para trazer novos medicamentos transformacionais para pessoas que vivem com tumores sólidos em todo o mundo."
O BMX-502, que aproveita a tecnologia BiXAb da Biomunex, tem como alvo específico o antígeno tumoral glipicano-3 (GPC3), um alvo clinicamente validado expresso em altos níveis em vários tipos de câncer.
Ele tratará tumores ativando as células MAIT, que são abundantes nos tecidos da mucosa e da barreira.
O CEO, fundador e presidente da Biomunex, Dr. Pierre-Emmanuel Gerard, declarou: "Este acordo com uma empresa de oncologia tão inovadora como a Ipsen é a prova da relevância da abordagem MAIT-engager da Biomunex, a primeira empresa em todo o mundo a identificar o alto potencial terapêutico das células MAIT no tratamento do câncer.
"Também representa a demonstração do valor agregado de nossa plataforma BiXAb, a melhor da categoria, para gerar rapidamente anticorpos biespecíficos inovadores e promissores. Estamos convencidos de que nossos engajadores MAIT representarão um novo passo no desenvolvimento de imunoterapias disruptivas para o tratamento do câncer."
Em outubro de 2024, o elafibranor (Iqirvo) da Ipsen recebeu aprovação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido para o tratamento da colangite biliar primária em adultos.
Comentários