O Icotrokinra está atualmente sendo desenvolvido por meio de um acordo de licenciamento e colaboração entre a Protagonist e a J&J
A Johnson & Johnson (J&J) apresentou um novo pedido de medicamento (NDA) buscando a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para seu peptídeo oral, icotrokinra, para tratar a psoríase em placas moderada a grave (PsO) em adultos e crianças com 12 anos ou mais.
O Icotrokinra foi co-descoberto e atualmente está sendo desenvolvido por meio de um acordo de licenciamento e colaboração entre a Protagonist e a J&J.
A J&J detém direitos mundiais exclusivos para avançar com o icotrokinra através de ensaios clínicos de Fase II e além, bem como para comercializar quaisquer compostos resultantes da pesquisa para uma ampla gama de indicações.
A icotrokinra bloqueia seletivamente o receptor de interleucina-23 (IL-23), que desempenha um papel crítico nas respostas inflamatórias associadas à PsO.
A submissão do NDA inclui dados de quatro estudos principais de Fase III dentro do programa de desenvolvimento clínico ICONIC: ICONIC-LEAD, ICONIC-TOTAL, ICONIC-ADVANCE 1 e ICONIC-ADVANCE 2.
A líder e vice-presidente da área de imunodermatologia e doenças respiratórias da Johnson & Johnson, Liza O'Dowd, declarou: "A rápida inscrição de pacientes em nosso programa clínico ICONIC ressalta a necessidade não atendida de um tratamento avançado para a psoríase em placas que atenda significativamente às suas necessidades e preferências.
"Dada a amplitude e profundidade de nossos estudos, juntamente com os resultados clínicos robustos relatados até o momento, estamos confiantes de que a icotrokinra tem o potencial de transformar a forma como médicos e pacientes pensam sobre o tratamento da psoríase em placas, estabelecendo um novo padrão no tratamento desta doença imunomediada."
A PsO é uma doença imunomediada caracterizada pela rápida proliferação de células da pele, levando a placas inflamadas que podem causar desconforto ou dor.
Em julho de 2025, a J&J apresentou um pedido à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para expandir as indicações do Akeega (uma combinação de niraparibe e acetato de abiraterona) no tratamento do câncer de próstata.
A empresa pretende incluir uma indicação sensível a hormônios para a terapia, que recebeu sua aprovação inicial em 2023.
Comentários