11148426698?profile=RESIZE_180x180

(Johnson & Johnson)

 

De acordo com um processo no tribunal federal dos EUA em Delaware, a Johnson Johnson resolveu seu processo de violação de patente contra a Amgen em relação à versão biossimilar proposta por esta última do inibidor duplo de IL-12 e IL-23 Stelara (ustequinumabe). O acordo aconteceu no mesmo dia da resposta da Amgen a uma liminar.

Em um comunicado na terça-feira, a Amgen disse que os termos do acordo são confidenciais, mas que permitirá que a empresa lance seu biossimilar de Stelara nos EUA "até 1º de janeiro de 2025". O medicamento, que é aprovado para tratar psoríase, artrite psoriásica, doença de Crohn e colite ulcerosa, teve vendas de mais de US$ 9,7 bilhões em 2022 e arrecadou US$ 2,4 bilhões nos primeiros três meses deste ano.

De acordo com uma queixa apresentada em novembro passado, a Johnson argumentou que o produto da Amgen, com código ABP 654, violaria duas patentes. Em março passado, renovou uma tentativa de impedir a Amgen de lançar o ABP 654 enquanto o caso tramitava na Justiça. Ao contrário das ações judiciais para bloquear versões genéricas de medicamentos tradicionais, processar sob a Lei de Concorrência e Inovação de Preços Biológicos não desencadeia uma suspensão automática de 30 meses da aprovação da FDA para o biossimilar.

No ano passado, a Amgen relatou resultados preliminares de um estudo de Fase III mostrando que não há diferenças clinicamente significativas entre ABP 654 e Stelara em adultos com psoríase em placas moderada a grave, atingindo o objetivo primário.

Por sua vez, a Johnson disse por meio de um porta-voz que o acordo "apoia nossa missão de garantir a continuidade dos cuidados para os pacientes que estão sendo tratados com Stelara e aqueles que podem se beneficiar no futuro". Enquanto isso, a empresa "continuará a defender a propriedade intelectual associada aos nossos medicamentos para proteger nossa capacidade de inovar e desenvolver terapias que mudam a vida dos pacientes", acrescentou o porta-voz.

 

Fontes: Bloomberg Law, Saltwire

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob