A bexicaserina está atualmente em avaliação em um programa clínico global de Fase III conhecido como DEEp SEA.
A Lundbeck assinou um acordo para adquirir a Longboard Pharmaceuticals por um valor patrimonial de US$ 2,6 bilhões em um movimento definido para aprimorar suas capacidades em condições neuro-raras.
A Lundbeck iniciou uma oferta pública de aquisição de todas as ações ordinárias em circulação da Longboard.
A transação detém um valor líquido de US$ 2,5 bilhões, calculado em uma base totalmente diluída.
A aquisição está alinhada com a estratégia inovadora focada da Lundbeck, marcando um avanço significativo ao adicionar o principal ativo da Longboard, a bexicaserina, que aborda as encefalopatias epilépticas e de desenvolvimento (DEEs).
O produto está atualmente em avaliação em um programa clínico global de Fase III conhecido como DEEp SEA, que inclui pacientes diagnosticados com síndrome de Lennox-Gastaut, síndrome de Dravet e outras síndromes DEE.
O presidente e CEO da Lundbeck, Charl van Zyl, declarou: "Esta transação transformadora se tornará uma pedra angular na franquia neuro-rara da Lundbeck, com potencial para impulsionar o crescimento na próxima década. A bexicaserina atende a uma necessidade crítica não atendida de pacientes que sofrem de epilepsias raras e graves, para as quais existem muito poucas boas opções de tratamento disponíveis.
O presidente e CEO da Longboard, Kevin Lind, disse: "Gostaria de agradecer a toda a comunidade DEE, em particular aos participantes do estudo da bexicaserin e seus cuidadores, bem como aos grupos de defesa, investigadores, locais e coordenadores por seu apoio e parceria.
"As capacidades notáveis da Lundbeck acelerarão nossa visão de fornecer maior equidade e acesso para pacientes carentes de DEE com necessidades médicas significativas não atendidas."
Os conselhos de administração da Lundbeck e da Longboard deram aprovação unânime para a transação.
O fechamento esperado do negócio é para o quarto trimestre de 2024, dependendo da oferta de pelo menos a maioria do número total de ações com direito a voto em circulação da Longboard, juntamente com o recebimento de aprovações regulatórias e o cumprimento de outras condições habituais.
Em março de 2024, a Abilify Maintena, da Lundbeck e da Otsuka Pharmaceuticals Europe, recebeu a aprovação da UE para o tratamento da esquizofrenia.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários