Nova vacina contra a dengue apresenta eficácia de 80,2%

si_dengue_vacina.jpg?profile=RESIZE_710x

Uma vacina experimental testada em 20 mil crianças na Ásia e América Latina pode ser uma nova esperança para combater o vírus da dengue. Fabricada pela farmacêutica Takeda, o medicamento apresentou 80,2% de eficácia em geral, porém, como a versão da vacina da Sanofi usada em alguns países, pode ser que acabe potencializando casos de reincidência.

O vírus da dengue é dividido em quatro subtipos e é especial por que, uma vez que o paciente desenvolve anticorpos contra um sorotipo, quando é exposto a outro, esses anticorpos podem, na verdade, potencializar a infecção. Por isso, um segundo diagnóstico da doença é considerado, na maioria das vezes, mais perigoso. A primeira vacina, distribuída pela Sanofi, sofreu com essa característica e pode ter sido responsável por casos de pessoas internadas com variações mais fortes de dengue mesmo sendo a primeira exposição à doença.

A pesquisa da Takeda, ao contrário da Sanofi, perguntou aos participantes se já tinham tido dengue para monitorar os resultados — nesse grupo, houve eficácia de 74,9% e, apesar de a vacina proteger contra todos os subtipos do vírus, não funcionou para o sorotipo 3. Os técnicos ainda não tem explicação para isso.

Fonte: Conteúdo MS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob