Campus da Novartis em Basiléia - divulgação
Novartis recebe aprovação acelerada da FDA para Vanrafia® (atrasentan), o primeiro e único antagonista seletivo do receptor de endotelina A para redução de proteinúria na nefropatia primária por IgA (NIgA)
Anúncio ad hoc nos termos do art. 53 LR
- Vanrafia pode ser adicionado perfeitamente aos cuidados de suporte na NIgA e usado como terapia fundamental sem a necessidade de um programa REMS (Estratégia de Mitigação de Avaliação de Risco)
1 - Os dados da Fase III mostraram que o Vanrafia alcançou uma redução da proteinúria de 36,1% (P<0,0001) em comparação com o placebo, com melhorias observadas na semana 6 e sustentadas até à semana 36 e segurança favorável1,2
- A NIgA é uma doença renal rara e progressiva; até 50% dos pacientes com proteinúria persistente evoluem para insuficiência renal dentro de 10 a 20 anos após o diagnóstico3-9
- Com a terceira aprovação da FDA em menos de 1 ano em todo o seu portfólio renal, a Novartis está posicionada de forma única para liderar uma transformação no tratamento renal
Basileia, 3 de abril de 2025 – A Novartis anunciou hoje que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu aprovação acelerada para Vanrafia (atrasentan), um antagonista potente e seletivo do receptor de endotelina A (ETA), para a redução da proteinúria em adultos com nefropatia primária por imunoglobulina A (NIgA) em risco de rápida progressão da doença. Isso geralmente é definido como uma proporção de proteína para creatinina na urina (UPCR) ≥1,5 g / g®1. Vanrafia é um tratamento oral não esteroidal uma vez ao dia que pode ser adicionado aos cuidados de suporte, incluindo um inibidor do sistema renina-angiotensina (SRA) com ou sem um inibidor do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2)1,2.
O vanrafia obteve aprovação acelerada com base em uma análise interina pré-especificada do estudo ALIGN de Fase III que mede a redução da proteinúria em 36 semanas em comparação com o placebo1. Não foi estabelecido se Vanrafia retarda o declínio da função renal em doentes com NIgA. A aprovação contínua do Vanrafia pode depender da verificação do benefício clínico do estudo ALIGN de Fase III em andamento, avaliando se o Vanrafia retarda a progressão da doença, conforme medido pelo declínio estimado da taxa de filtração glomerular (eGFR) na semana 1361. Os dados do eGFR são esperados em 2026 e destinam-se a apoiar a aprovação tradicional do FDA.
"A aprovação de hoje é um marco importante para as pessoas que vivem com nefropatia por IgA, oferecendo uma nova opção que pode ser perfeitamente integrada ao seu plano de tratamento existente, sem necessidade de REMS", disse Richard Lafayette, MD, FACP, Professor de Medicina, Nefrologia e Diretor do Centro de Doenças Glomerulares do Centro Médico da Universidade de Stanford, e Vanrafia ALIGN Investigador do Estudo e Membro do Comitê Diretivo. "A vanrafia é um antagonista seletivo do receptor ETA que reduz efetivamente a proteinúria, um importante fator de risco na NIgA. Tomar medidas precoces e decisivas é fundamental para ajudar a melhorar os resultados para esses pacientes que muitas vezes progridem para insuficiência renal."
A nefropatia por imunoglobulina A é uma doença renal rara e progressiva na qual o sistema imunológico ataca os rins, muitas vezes causando inflamação glomerular e proteinúria10. Com quase 13 em cada milhão de pessoas nos EUA diagnosticadas por ano, é uma das doenças renais autoimunes mais comuns, e a jornada de cada pessoa é única11,12. Até 50% dos pacientes com nefropatia por imunoglobulina A com proteinúria persistente evoluem para insuficiência renal dentro de 10 a 20 anos após o diagnóstico, muitas vezes necessitando de diálise de manutenção e/ou transplante renal3-10e a resposta ao tratamento pode variar12,13. Terapias eficazes e direcionadas com diferentes mecanismos de ação podem ajudar os médicos a selecionar o tratamento mais adequado para os pacientes12.
"Meu filho foi diagnosticado com nefropatia por IgA muito antes de haver medicamentos aprovados para tratar essa condição, então a disponibilidade de várias opções de tratamento é incrivelmente significativa para esta comunidade", disse Bonnie Schneider, diretora e cofundadora da IgA Nephropathy Foundation. "A aprovação do Vanrafia amplia o cenário de tratamento e expande a oportunidade de adaptar o atendimento em uma doença que pode afetar cada paciente de maneira tão diferente."
Dados que suportam a aprovação
No estudo ALIGN de Fase III em andamento, os pacientes que receberam Vanrafia em combinação com um inibidor de RAS alcançaram redução clinicamente significativa e estatisticamente significativa da proteinúria de 36,1% (P<0,0001) em comparação com o placebo, com resultados observados já na semana 6 e mantidos até a semana 361,2,14. O efeito de Vanrafia na UPCR foi consistente em todos os subgrupos, incluindo idade, sexo, raça e características basais da doença, como níveis de TFGe e proteinúria, na coorte principal do estudo1. Foi observado um efeito de tratamento semelhante do Vanrafia num grupo adicional de doentes tratados com um inibidor do SRA e um inibidor do SGLT2 (redução de 37,4% no UPCR vs. placebo)1.
O estudo ALIGN mostrou que o Vanrafia tem um perfil de segurança favorável, consistente com os dados previamente comunicados1. Os acontecimentos adversos notificados em ≥2% dos doentes tratados com Vanrafia, e mais frequentemente do que o placebo, incluem edema periférico, anemia e elevação das transaminases hepáticas1. Uma vez que alguns antagonistas dos recetores da endotelina causaram elevações das aminotransferases, hepatotoxicidade e insuficiência hepática, os médicos devem obter testes de enzimas hepáticas antes de iniciar o Vanrafia e durante o tratamento, quando clinicamente indicado. Vanrafia pode causar defeitos congênitos graves1. Vanrafia não requer um programa REMS.
Transformando o atendimento na doença
renal"Estamos orgulhosos de expandir o cenário de tratamento na nefropatia por IgA com a aprovação acelerada da Vanrafia pela FDA. A nefropatia por imunoglobulina A é uma condição heterogênea que requer terapias diferenciadas com mecanismos de ação únicos e, com nosso portfólio de doenças renais multiativos, estamos bem posicionados para apoiar uma ampla população de pacientes e avançar no tratamento dessa doença", disse Victor Bultó, presidente da Novartis nos EUA. "Com base em nosso legado de longa data em nefrologia, continuamos a aumentar rapidamente nossas capacidades neste espaço. Cada lançamento nos permite alcançar de forma mais eficaz os pacientes com a opção de tratamento mais adequada e cumprir nossa promessa de transformar o tratamento da doença renal."
Esta é a terceira aprovação nos EUA recebida pela Novartis para seu portfólio de doenças renais no ano passado, com Fabhalta tendo recebido a aprovação da FDA em glomerulopatia C3 (C3G) em março de 2025 e aprovação acelerada em NIgA em agosto de 2024®15. O Fabhalta está também a ser estudado numa vasta gama de doenças renais raras, incluindo síndrome hemolítico-urémica atípica (SHUa), glomerulonefrite membranoproliferativa de imunocomplexos (GNP-IC) e nefrite lúpica (NL). Estudos estão em andamento para avaliar os perfis de segurança e eficácia nessas indicações investigativas e apoiar possíveis submissões regulatórias. Um anticorpo monoclonal anti-APRIL administrado por via subcutânea experimental, zigakibart, está atualmente em desenvolvimento de Fase III em IgAN, com resultados esperados para 202616.
Sobre o ALIGN
O estudo ALIGN (NCT04573478 é um ensaio clínico de Fase III global, randomizado, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo que compara a eficácia e segurança do Vanrafia versus placebo em pacientes com NIgA em risco de perda progressiva da função renal1,14. No total, 340 indivíduos com NIgA comprovada por biópsia com proteinúria total basal ≥1 g/dia, apesar do tratamento otimizado com inibidores do SRA, foram randomizados para receber Vanrafia oral uma vez ao dia (0,75 mg) ou placebo por aproximadamente 132 semanas1,2. Os pacientes continuam recebendo uma dose máxima tolerada e estável de um inibidor do SRA como cuidados de suporte (a menos que sejam incapazes de tolerar a terapia com inibidores do SRA)1,2. Um grupo adicional de 64 pacientes que receberam um inibidor de SGLT2 por pelo menos 12 semanas também foi inscrito1,2. O endpoint primário de eficácia para a análise interina é a alteração na proteinúria, um marcador de dano renal, conforme medido por UPCR de 24 horas desde o início até 36 semanas1,2,14. Os objetivos secundários e exploratórios incluem avaliar a alteração na função renal desde o início até 136 semanas, medida pela TFGe, bem como a segurança e tolerabilidade1,14.
Novartis na doença
renal Com base em um legado de 40 anos que começou no transplante, a Novartis tem a missão de capacitar avanços e transformar o atendimento à saúde renal, começando com condições renais que têm necessidades significativas não atendidas. Historicamente, essas condições tiveram consideravelmente menos financiamento e pesquisa, levando a um cenário de tratamento amplamente focado no gerenciamento de doenças reativas ou em estágio terminal, muitas vezes com encargos físicos, emocionais e financeiros significativos. Nosso pipeline tem como alvo as causas subjacentes da doença, com o objetivo de proteger a saúde renal e atrasar ou prevenir a diálise e/ou transplante. Nosso objetivo é ajudar os pacientes a voltar a viver a vida em seus termos - seja no trabalho, na escola ou com seus entes queridos, e por meio de parcerias com pacientes, defensores, médicos e formuladores de políticas, pretendemos aumentar a conscientização, acelerar o diagnóstico e fornecer aos pacientes o atendimento certo, mais cedo.
Isenção de responsabilidade
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados dos Estados Unidos de 1995. As declarações prospectivas geralmente podem ser identificadas por palavras como "potencial", "pode", "irá", "planeja", "pode", "poderia", "esperado", "investigativo", "pipeline", "lançamento", "transformação", "continuar", "continuado", "oportunidade", "em andamento", "avaliar", "progressivo", "objetivo", "objetivo" ou termos semelhantes, ou por discussões expressas ou implícitas sobre possíveis aprovações de marketing, novas indicações ou rotulagem para Vanrafia (atrasentan), ou sobre possíveis receitas futuras de Vanrafia. Você não deve depositar confiança indevida nessas declarações. Tais declarações prospectivas são baseadas em nossas crenças e expectativas atuais em relação a eventos futuros e estão sujeitas a riscos e incertezas significativos conhecidos e desconhecidos. Caso um ou mais desses riscos ou incertezas se materializem, ou se as suposições subjacentes se mostrarem incorretas, os resultados reais podem variar materialmente daqueles estabelecidos nas declarações prospectivas. Não pode haver garantia de que Vanrafia será submetido ou aprovado para venda ou para quaisquer indicações ou rótulos adicionais em qualquer mercado, ou em qualquer momento específico. Também não pode haver qualquer garantia de que Vanrafia será comercialmente bem-sucedido no futuro. Em particular, nossas expectativas em relação ao Vanrafia podem ser afetadas, entre outras coisas, pelas incertezas inerentes à pesquisa e desenvolvimento, incluindo resultados de ensaios clínicos e análises adicionais de dados clínicos existentes; ações regulatórias ou atrasos ou regulamentação governamental em geral; tendências globais em direção à contenção de custos de saúde, incluindo pressões de preços e reembolsos do governo, pagadores e público em geral e requisitos para maior transparência de preços; nossa capacidade de obter ou manter proteção de propriedade intelectual proprietária; as preferências particulares de prescrição de médicos e pacientes; condições políticas, econômicas e comerciais gerais, incluindo os efeitos e esforços para mitigar doenças pandêmicas; questões de segurança, qualidade, integridade de dados ou fabricação; violações potenciais ou reais de segurança e privacidade de dados, ou interrupções de nossos sistemas de tecnologia da informação e outros riscos e fatores mencionados no atual Formulário 20-F da Novartis AG arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. A Novartis está fornecendo as informações contidas neste comunicado à imprensa a partir desta data e não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma.
Sobre a Novartis
A Novartis é uma empresa inovadora de medicamentos. Todos os dias, trabalhamos para reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas, para que pacientes, profissionais de saúde e sociedades sejam capacitados diante de doenças graves. Nossos medicamentos chegam a quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
Referências
- Informações de prescrição de VANRAFIA. East Hanover, NJ: Novartis Pharmaceuticals Corp; Abril de 2025.
- Heerspink HJL, Jardine M, Kohan DE, et al. Atrasentan em pacientes com nefropatia por IgA. N Engl J Med. 2025; 392(6):544-554. DOI:10.1056/NEJMoa2409415
- Xie J, Kiryluk K, Wang W, et al. Prevendo a progressão da nefropatia por IgA: novo escore de risco de progressão clínica. PLoS Um. 2012; 7(6):e38904. DOI:10.1371/journal.pone.0038904
- Rodrigues JC, Haas M, Reich HN. Nefropatia por IgA. Clin J Am Soc Nefril. 2017; 12(4):677-686. DOI:10.2215/CJN.07420716
- Pitcher D, Braddon F, Hendry B, et al. Resultados a longo prazo na nefropatia por IgA. Clin J Am Soc Nefril. 2023; 18(6):727-738. DOI:10.2215/CJN.00000000000000135
- Hastings MC, Bursac Z, Julian BA, et al. Expectativa de vida para pacientes do sudeste dos Estados Unidos com nefropatia por IgA. Rim Int Rep. 2017; 3(1):99-104. Publicado em 24 de agosto de 2017. DOI:10.1016/j.ekir.2017.08.008
- Sim JJ et al. Pôster TH-PO615 apresentado em: ASN Kidney Week 2023; 2 a 5 de novembro de 2023; Filadélfia, PA.
- Bobart SA, Alexander MP, Shawwa K, et al. A associação de microhematúria com hipercelularidade mesangial, hipercelularidade endocapilar, escore crescente e desfechos renais na nefropatia por imunoglobulina A. Transplante de discagem nefril. 2021; 36(5):840-847. DOI:10.1093/NDT/GFZ267
- Saha MK et al. Pôster TH-PO1016 apresentado em: ASN Kidney Week 2019; 5 a 10 de novembro de 2019; Washington, DC.
- Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Nefropatia por IgA. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/kidney-disease/iga-nephropathy. Acessado em março de 2025.
- Kwon CS, Daniele P, Forsythe A, Ngai C. Uma revisão sistemática da literatura sobre a epidemiologia, o impacto da qualidade de vida relacionada à saúde e a carga econômica da nefropatia por imunoglobulina A. J Health Econ Resultados Res. 2021; 8(2):36-45. DOI:10.36469/001C.26129
- Doença renal: melhorando os resultados globais (KDIGO) 2021 Diretriz de Prática Clínica para o Tratamento de Doenças Glomerulares. Rim Int. 2021; 100(4):S1-S276. DOI:10.1016/j.kint.2021.05.021
- Boyd JK, Cheung CK, Molyneux K, Feehally J, Barratt J. Uma atualização sobre a patogênese e o tratamento da nefropatia por IgA. Rim Int. 2012; 81(9):833-843.
- ClinicalTrials.gov. NCT04573478. Um estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de atrasentana em pacientes com nefropatia por IgA em risco de perda progressiva da função renal. Disponível a partir de https://clinicaltrials.gov/study/NCT04573478. Acessado em março de 2025.
- Informações de prescrição FABHALTA. East Hanover, NJ: Novartis Pharmaceuticals Corp; Agosto de 2024.
- ClinicalTrials.gov. Um estudo de BION-1301 em adultos com nefropatia por IgA. Identificador NCT05852938. Disponível em: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT05852938. Acessado em março de 2025.
Comentários