Um chá antes de dormir ou para dormir — Foto: GETTY IMAGES

Um chá antes de dormir ou para dormir — Foto: GETTY IMAGES

 

Se você tomar um chazinho à base de ervas ou borrifar o quarto com aromas agradáveis... será que vai conseguir dormir como um bebê?

 

Por BBC

 

O sono raramente é mais desejado do que quando não conseguimos dormir. E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos.

Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda... Só de listar essas plantas, que nos remetem a jardins bucólicos e xícaras de chá, já vem à mente uma sensação de conforto.

Mas há evidências científicas de que seus compostos vão realmente nos ajudar a dormir? Para ser honesto, muitos desses produtos não fazem promessas específicas.

Em suas embalagens, dizem coisas como "é o caminho perfeito da natureza para noites de descanso" ou "tradicionalmente usado por sua ação sedativa para aliviar a insônia".

No entanto, também há trabalhos acadêmicos que afirmam que vários desses e outros ingredientes afetam uma substância química no cérebro, o neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, mais conhecido como GABA (sigla em inglês).

Em um dos receptores de GABA pode "ter um efeito inibitório, e haverá sedação em partes do sistema nervoso central", explicou à BBC James Coulson, professor de farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia na Universidade de Cardiff, no País de Gales.

Então, se os ingredientes desses remédios para dormir pudessem fazer isso, eles seriam a varinha mágica que te ajudaria a pegar no sono.

Mas será que eles conseguem?

 

Camomila

Vamos começar com as infusões, que geralmente contêm ervas aromáticas, mel, cascas exóticas e flores delicadas, como a popular camomila.

O que as evidências dizem sobre seu efeito nos receptores de GABA?

"Em todos esses ingredientes que podemos identificar nos chás, há centenas de substâncias químicas diferentes produzidas pela planta", respondeu Coulson.

"Mas quase nunca se sabe com certeza qual é a substância química ativa ou grupo de substâncias químicas mais relevante."

"Realmente não sabemos se eles interagem com os receptores de GABA ou não."

"Houve alguns estudos, mas o principal problema é que suas metodologias são muito diferentes em termos das doses que usam, da população a que expõem o medicamento e dos resultados que medem."

"Se analisarmos todas as pesquisas feitas, é difícil encontrar evidências convincentes de que tenham um efeito reproduzível ou entender, até mesmo se estiverem tendo um efeito, que dose usar para alcançá-los."

 

Valeriana

Um dos extratos de ervas mais populares é a raiz da valeriana — Foto: GETTY IMAGES

Um dos extratos de ervas mais populares é a raiz da valeriana — Foto: GETTY IMAGES

 

Um dos extratos de ervas mais populares é a raiz da valeriana, uma planta nativa da Europa e da Ásia que pode crescer até 1,5 metros de altura no verão, com flores rosadas ou brancas docemente perfumadas.

 

 Pode ser receitado? — Foto: GETTY IMAGES

Pode ser receitado? — Foto: GETTY IMAGES

 

O que ela aconselharia então para quem tem dificuldade de pegar no sono ou desperta pouco depois de adormecer e fica acordado a noite toda?

"Se você tiver problemas para dormir por um curto período de tempo, meu melhor conselho seria não fazer nada."

"Não se preocupe, deixe seu corpo entrar no eixo e não mude seu comportamento significativamente. Vai ficar tudo bem."

"Se estamos falando de pessoas que têm um problema crônico de sono, ou seja, há mais de três meses, recomendaria a prática mais baseada em evidências: terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I)."

A especialista explica que esse tratamento tem como objetivo quebrar padrões de sono prejudiciais e criar um novo.

"É bom ver a insônia não como um problema, mas como um padrão, entendendo que somos humanos, não robôs. A consistência é o segredo, e não a perfeição."

Ela está tão convencida de que somos capazes de lidar com esses padrões que até lançou um desafio.

"Aposto qualquer quantia de dinheiro que, se você começar a acordar no mesmo horário todos os dias, vai começar a se sentir melhor. Não apenas seus ciclos de sono-vigília vão melhorar, como também a regulação do seu humor, temperatura e apetite."

Aceita o desafio?

 

*Este artigo foi baseado no episódio "Herbal Sleep Aids" da série "Sliced ​​​​Bread" da BBC Radio 4. Ouça aqui à íntegra do programa (em inglês).

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob