gettyimages-1296010631.jpg

— Foto: Getty Images

 

 

 

Por Valor Investe — São Paulo

 

A farmacêutica Pfizer avançou na disputa pela vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) ao anunciar novos dados de eficácia do medicamento em adultos mais velhos. A empresa sai na frente de outras grandes farmacêuticas ao afirmar que buscará aprovação regulatória ainda neste ano.

Segundo a Pfizer, a vacina apresentou 66,7% de eficácia na prevenção de casos de doenças do trato respiratório inferior associadas ao VSR em que os pacientes apresentavam dois ou mais sintomas. A vacina foi 85,7% eficaz na prevenção de casos mais graves, que envolvem três ou mais sintomas. O teste foi feito em 37 mil adultos com mais de 60 anos.

A GSK, principal concorrente da Pfizer na disputa por uma vacina contra o VSR, afirmou que sua vacina mostrou “eficácia estatisticamente significativa e clinicamente significativa” em um estudo semelhante em adultos mais velhos feito em junho. Os números, no entanto, não foram divulgados.

Causador de infecção leve na maioria dos casos, o VSR pode levar a doenças graves e morte em bebês e idosos. Por isso, a prevenção com a vacina abre um espaço de oportunidade no mercado, com crescimento estimado em US$ 10 bilhões por ano até 2030, segundo a SVB Leerink.

Atualmente, muitas farmacêuticas estão tentando se inserir nesse mercado. Além da Pfizer e GSK, Moderna, Johnson & Johnson e Bavarian Nordic, a empresa conhecida pela vacina contra a varíola dos macacos Jynneos, também estão trabalhando em vacinas contra VSR para adultos mais velhos.

 

No entanto, o produto da Pfizer parece ser o mais avançado entre as vacinas, seguido de perto pelo da GSK. “Essas descobertas são um passo importante em nosso esforço para ajudar a proteger contra a doença do VSR e esperamos trabalhar com as agências reguladoras para disponibilizar essa vacina candidata”, disse a diretora científica da empresa para pesquisa e desenvolvimento de vacinas, Annaliesa Anderson, em comunicado.

A vacina da Pfizer contra VSR também está sendo testada em gestantes. A empresa disse que os dados da fase 3 nessa população chegarão este ano. Um estudo de desafio de fase 2, no qual adultos saudáveis foram intencionalmente expostos ao VSR, descobriu que a vacina foi 86,7% eficaz na prevenção da infecção sintomática. A Pfizer disse hoje que apresentará os novos dados do estudo de fase 3 em uma próxima conferência médica.

O desenvolvimento da vacina contra o VSR é um dos esforços internos da Pfizer, e investidores e analistas esperam por esses dados o ano todo. “Temos uma confiança muito alta, sem surpresa, de que lançaremos no próximo ano um produto muito robusto”, disse o diretor-presidente da empresa, Albert Bourla, em uma teleconferência com investidores em julho, em resposta a uma pergunta de analistas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob