maxresdefault.jpg

Robert F. Kennedy Jr., indicado ao cargo de secretário de Saúde dos EUA, promete mudanças no FDA, levantando preocupações na indústria farmacêutica

 

Robert F. Kennedy Jr., indicado pelo presidente eleito Donald Trump para o cargo de secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, anunciou planos ambiciosos para reformular a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA). Conhecido por suas críticas à influência corporativa sobre agências reguladoras, Kennedy promete uma revisão completa do FDA, que ele acusa de ser excessivamente influenciado pelas indústrias farmacêutica e alimentícia.

Se confirmado no cargo, Kennedy terá autoridade sobre várias agências de saúde pública e programas de seguro saúde que atendem mais de 140 milhões de pessoas. Ele já declarou que a "guerra do FDA contra a saúde pública está prestes a terminar" e pediu aos funcionários do órgão que preservem registros e se preparem para mudanças significativas. Informou a Exame.

A nomeação de Kennedy gerou reações imediatas no mercado financeiro, com ações de fabricantes de vacinas como Pfizer e Moderna caindo até 2%. A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, principal grupo de lobby do setor, expressou disposição para trabalhar com o governo Trump, destacando os avanços históricos alcançados por meio de vacinas.

Del Bigtree, ex-diretor de comunicação da campanha de Kennedy, afirmou que haverá maior transparência na revisão de possíveis conflitos de interesse de funcionários do FDA. Ele prometeu um processo de avaliação detalhado e público.

Kennedy, que concorreu à presidência como independente antes de desistir em agosto e apoiar Trump, enfrenta desafios para implementar suas propostas. Isso exigiria mudanças nas proteções legais de funcionários federais contra demissões arbitrárias. Além disso, 46% do orçamento de US$ 7,2 bilhões da FDA em 2024 provém de taxas pagas por fabricantes de medicamentos e dispositivos médicos, recursos que, segundo a agência, não influenciam suas decisões regulatórias.

 

Veja mais informações aqui: Exame

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob