9849511299?profile=original

Takeda Pharmaceutical do Japão avança na corrida contra o vírus da Zika com o lançamento do teste de vacina

O Takeda Pharmaceutical do Japão avançou na corrida para desenvolver uma vacina contra o vírus Zika transmitido por mosquitos, com o início de um programa de ensaios clínicos apoiado pelo governo dos EUA.

Seu rival francês Sanofi foi inicialmente visto como o grande farmacêutico melhor colocado para colocar a primeira vacina no mercado quando Zika entrou em erupção como um grande risco para a saúde pública no Brasil em 2015.

Mas fazer essa vacina foi mais difícil do que o esperado e o braço de desenvolvimento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, BARDA, reduziu o apoio ao projeto da Sanofi, fazendo com que ele encerrasse os esforços de desenvolvimento em setembro.

Tanto a Takeda quanto a Sanofi têm trabalhado em vacinas similares usando vírus Zika inativados ou mortos. Este tipo de vacina tem sido amplamente utilizado para proteger contra uma série de doenças e tem um bom registro de segurança.

style="display:block" data-ad-format="autorelaxed" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="7514086806">

Outras pequenas empresas de biotecnologia estão trabalhando em uma abordagem mais experimental focada em vacinas baseadas em DNA, que são feitas pela reprodução de seções do genoma do vírus Zika em um laboratório. Takeda disse na terça-feira que espera resultados no próximo ano de seu ensaio clínico de vacina Zika de Fase I de 240 pacientes, que está ocorrendo nos territórios continentais dos Estados Unidos e dos EUA.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Zika como uma emergência de saúde pública de interesse internacional em fevereiro de 2016, embora desde então tenha rebaixado a ameaça. No entanto, Zika continua a ser um importante risco para a saúde pública, especialmente para mulheres grávidas, e ainda é necessária uma vacina. Dois anos atrás, quando Zika estava fazendo manchetes depois de causar milhares de defeitos de nascimento no Brasil, os cientistas estavam prevendo que uma vacina poderia ser produzida em tempo recorde, talvez antes do final da década.

Mas os cronogramas de desenvolvimento atuais sugerem que um não estará pronto até os anos 2020. Mesmo que o tiro de Takeda seja bem sucedido nos estudos de Fase I, ele ainda precisará avançar em duas etapas adicionais de testes antes que esteja pronto para aprovação regulamentar.

Para a empresa japonesa, o desenvolvimento de uma vacina Zika é um marco importante para provar que a divisão de vacinas pode competir com jogadores globais. Takeda também tem uma vacina no desenvolvimento do estágio tardio contra a dengue – outro vírus transmitido por mosquito com semelhanças com Zika – que competirá contra a Dengvaxia de Sanofi, a primeira vacina contra a dengue a chegar ao mercado.

por Jornal Folha de Goiás

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob