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A Walgreens lança operação voltada à área de ensaios clínicos, anunciou nesta quinta-feira, dia 16. A meta é obter informações dos pacientes e consumidores nos pontos de vendas, fazer o recrutamento para os estudos clínicos que são conduzidos pelos fabricantes de medicamentos. Informou a Reuters.

A Walgreens Boots Alliance vem expandindo suas operações, investiu US$ 5,5 bilhões em participação majoritária em duas operadoras de saúde – a VillageMD e a CareCentrix ano passado.

A companhia quer usar sua base de dados para ajudar a reduzir custos para a indústria farmacêutica e capturar uma fatia do mercado de aproximadamente US$ 83 bilhões com o negócio de ensaios clínicos.

“Estamos construindo nosso modelo de crescimento de soluções de saúde centradas no consumidor e o negócio de ensaios clínicos contruirá para nossos objetivos.”, informou Ramita Tandon, diretora de ensaios clínicos da Walgreens. 

Tandon chegou à empresa há oito meses com objetivo de desenvolver a unidade de ensaios clínicos. “É uma tremenda oportunidade em escala nacional para melhorar a porcentagem de pacientes nos EUA que participam de pesquisas clínicas. E, mais importante, melhorar a natureza diversificada dos ensaios”, afirma.

Somente 3% dos médicos e pacientes dos EUA participam de pesquisas de ensaios clínicos que geram novas terapias, conforme dados do FDA-Food and Drug Administration. Próximo a 80% dos ensaios não atingem os prazos de inscrição, contribuindo para atrasos dispendiosos. A indústria também reconheceu a necessidade de mais diversidade nos ensaios clínicos.

A Walgreens planeja  a expansão de três segmentos de serviço para recrutar, ampliar o acesso e utlizar sua rede de lojas físicas para a realização dos ensaios clínicos. Outro objetivo é alavancar a CareCentrix, uma empresa de gerenciamento de saúde domiciliar, para implantar soluções de assistência médica domiciliar e permitir que os pacientes com condições complexas ou crônicas participem de ensaios clínicos em casa.

A empresa também coopera com a startup Pluto Health, uma plataforma de dados de saúde que agrega registros médicos, bem como dados de laboratório e farmácia. A startup fornece acesso a cerca de 90% das instituições de saúde nos EUA, cerca de 280 milhões de registros de pacientes. A Walgreens planeja alavancar essa parceria para ajudar os fabricantes de medicamentos a combinar pacientes com ensaios clínicos.

“Nossa parceria com a Pluto nos permite entender os insights clínicos e farmacêuticos de uma jornada do paciente para identificar o paciente com mais precisão. Então, em vez de lançar uma ampla rede em toda a população dos EUA para ver se há interesse em participar, adotará uma abordagem muito mais direcionada e precisa, para encontrar os pacientes certos nas comunidades certas”, finaliza Tandon.

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