Farmácias brasileiras: melhores do mundo

12950987880?profile=RESIZE_710x

 

Painel com especialistas trouxe à tona discussões fundamentais para o futuro do setor farmacêutico no Brasil, destacando o papel das marcas próprias e a inovação como pilares estratégicos

 

 

Na tarde de ontem, 17 de setembro, o evento PL Connection 2024 foi palco de uma discussão essencial para o futuro do setor farmacêutico no Brasil, com a realização da palestra Inovando Prateleiras de Drogarias: Sucesso de Farmácias com Produtos Exclusivos. O encontro contou com a presença de três grandes nomes do setor: Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma; Renata Mascarenhas, Diretora de Marcas Próprias na RD Saúde; e Michele Zitune, Diretora Comercial de Marcas Próprias da Amicci, que atuou como moderadora. A discussão abordou a importância das private labels e a inovação nas prateleiras das farmácias brasileiras, além de apresentar perspectivas sobre o futuro do mercado.

Sergio Mena Barreto iniciou sua fala destacando o papel da Abrafarma, que reúne as 26 maiores redes de farmácias do Brasil, responsáveis por aproximadamente 50% do faturamento do setor farmacêutico nacional, o que equivale a cerca de R$ 100 bilhões anualmente. “Hoje, 11% das farmácias são responsáveis por 70% da categoria de higiene e beleza no Brasil”, afirmou Barreto. Ele ainda ressaltou o papel transformador da companhia no setor ao longo das últimas três décadas, contribuindo para que as farmácias brasileiras se tornassem referência mundial em eficiência, com baixíssimos índices de perda e alta performance operacional.

Durante a palestra, Mena Barreto fez uma reflexão sobre as missões internacionais promovidas pela Abrafarma, que têm levado empresários do setor a trocas valiosas com outros mercados, inclusive com uma próxima missão para a Índia, em outubro de 2024. “É um mercado em ebulição, especialmente no pós-Covid. A farmácia brasileira é uma das melhores do mundo, em todos os aspectos”, acrescentou.

 

Estratégias de inovação nas farmácias

Renata Mascarenhas destacou a ambição da empresa em se consolidar, até 2030, como a companhia que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. “Essa visão gerou diversas iniciativas transformacionais dentro da RD, e a digitalização foi um passo crucial”, explicou. Segundo ela, o canal digital da RD já representa quase 20% do faturamento total da rede, resultado de um grande esforço em tecnologia e mudança de mentalidade.

Ela também abordou a relevância das marcas próprias na estratégia da RD Saúde, especialmente a marca Needs, que tem se destacado em diversas categorias, como proteção solar e cuidados infantis. “Hoje, a Needs está presente em mais de 60 categorias e se destaca por trazer inovação e diferenciação, além de ser uma marca que trabalha de forma colaborativa com nossos parceiros”, acrescentou.

Michele Zitune, moderadora do painel, direcionou a conversa para o crescimento das marcas próprias nas farmácias. Mena Barreto enfatizou que o mercado de Consumer Health, avaliado em R$ 100 bilhões, viu um crescimento exponencial das private labels, que já representam R$ 4,5 bilhões desse montante. “Enquanto o mercado cresce a 12,5% ao ano, as marcas próprias crescem a uma taxa de 22%, ou seja, o dobro do mercado”, apontou.

Outro ponto alto da palestra foi a discussão sobre os serviços oferecidos nas farmácias, que têm ampliado o papel das redes no cuidado à saúde dos brasileiros. Barreto destacou que as farmácias se tornaram a porta de entrada do sistema de saúde no Brasil, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando elas realizaram 21 milhões de testes em 6 mil salas de atendimento. “A farmácia brasileira salvou 2 milhões de pessoas durante a pandemia, ao identificar casos graves de síndrome respiratória que necessitavam de encaminhamento imediato para hospitais”, relatou Barreto.

Renata Mascarenhas complementou que os serviços farmacêuticos, como vacinas e testes, são fundamentais para a fidelização dos clientes e para o aumento da qualidade de vida da população. “As farmácias têm uma capilaridade enorme no Brasil, e isso facilita o acesso da população a esses serviços essenciais”, concluiu.

O PL Connection está sendo realizado simultaneamente ao Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da região.

 

 

PL Connection 2024

Período: 17 a 19 de setembro de 2024

Horário: das 10h às 20h nos dois primeiros dias. No terceiro dia, das 10h às 18h.

Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP).

Mais informações sobre o PL Connection 2024 e credenciamento: https://plconnection.com.br/

 

Fonte: PFARMA

DikaJob de

Tópicos por tags

Arquivos mensais