A Ultrafarma, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, revelou os seus planos de expansão, com o objetivo de alcançar um faturamento superior a R$ 3 bilhões até o final do ano. Para isso, a empresa aposta em três frentes principais: a entrada no mercado dos Estados Unidos, o licenciamento de farmácias independentes para a marca Sidney Oliveira e a criação de uma operação de atacado para atender os pequenos varejistas.
Segundo o diretor comercial da Ultrafarma, Mario César, a empresa investirá cerca de R$ 30 milhões nessas iniciativas, que visam ampliar a presença e a competitividade da rede no cenário nacional e internacional. A primeira delas é a parceria com a Amazon, que permitirá a venda dos produtos da linha Sidney Oliveira, que inclui suplementos e vitaminas, na plataforma online da gigante do e-commerce.
No entanto, os produtos não serão exportados do Brasil, mas sim produzidos nos Estados Unidos e na Europa, por meio de laboratórios parceiros que já possuem as certificações das agências reguladoras locais – a Food and Drug Administration (FDA) e a European Mediciny Agency (EMA). “Estamos apostando em formulações com ingredientes da biodiversidade brasileira, como o guaraná”, explica Mario César.
Para desenvolver os novos produtos, a Ultrafarma contará com a consultoria do norte-americano John Lewis, ex-professor da Universidade de Miami e especialista em pesquisas sobre suplementação alimentar. “Ele nos ajudará a criar fórmulas exclusivas e diferenciadas para o mercado norte-americano”, afirma o diretor comercial.
Outra frente de expansão da Ultrafarma é o licenciamento de farmácias independentes para a conversão à bandeira Sidney Oliveira, que hoje conta com duas lojas próprias – uma em Santos (SP) e outra em Santo Amaro (SP). A rede pretende chegar a 300 unidades em dois anos, seguindo o modelo da Ultrafarma Popular – rede com 399 unidades em sete estados e no Distrito Federal, sob o regime de franquias.
A diferença é que as farmácias licenciadas não precisarão pagar royalties ou taxas à Ultrafarma, mas apenas adquirir os produtos da marca Sidney Oliveira com condições especiais. “É uma forma de fortalecer os pequenos varejistas e oferecer aos consumidores produtos de qualidade com preços acessíveis”, diz Mario César.
Por fim, a Ultrafarma também lançará uma operação de atacado voltada para os pontos de venda independentes que não quiserem se converter à marca Sidney Oliveira. A ideia é fornecer medicamentos genéricos e similares com preços competitivos e prazos flexíveis. “Queremos ser um parceiro dos pequenos farmacêuticos, que sofrem com a concorrência das grandes redes”, declara o diretor comercial.
Com essas estratégias, a Ultrafarma espera aumentar o seu market share no segmento farmacêutico e consolidar-se como uma referência em inovação e qualidade. A empresa, fundada em 2000 pelo empresário Sidney Oliveira, foi pioneira na venda online de medicamentos no Brasil e hoje possui mais de 800 funcionários e um centro de distribuição em São Paulo.