Novavax arrisca e faz vacina contra covid-19 em larga escala

2020-05-22t182451z_1_lynxmpeg4l1sw_rtroptp_4_health-coronavirus-astrazeneca-oxford.jpg?quality=70&strip=all&resize=420,280&profile=RESIZE_710x

Vacina contra coronavírus: Novavax começa a testar sua vacina em humanos (Dado Ruvic/Reuters)

Empresa focada em desenvolvimento de vacinas começou produção em escala antes do resultado dos testes e viu ação subir 345% no último mês

Por Mariana Desidério

Exame

A empresa norte-americana Novavax anunciou ontem que começou o primeiro teste em humanos de sua vacina experimental contra o novo coronavírus, o que a coloca entre as dez vacinas contra covid-19 em teste em pessoas no mundo.

A empresa planeja inscrever 130 pessoas saudáveis com idade entre 18 e 59 anos em duas cidades na Austrália para seu estudo. A expectativa é que resultados iniciais do teste saiam em julho. Se os resultados forem promissões, a Novavax planeja uma segunda fase de estudo, a ser conduzida em alguns países e com participantes de uma faixa etária mais ampla.

O presidente da Novavax, Stanley Erck diz que a companhia começou a ampliar a escala da fabricação da vacina antes mesmo do resultado dos estudos. “Nós tomamos o risco e começamos a fabricar em larga escala. O tempo é a coisa mais importante aqui”, disse, de acordo com Wall Street Journal.

VEJA TAMBÉM:

Na primeira fase de testes, alguns dos participantes vão receber uma vacina com um ingrediente chamado de adjuvante, que pode melhorar a resposta à vacina. O adjuvante da Novavax é feito a partir da casca de uma planta do Chile.

A Novavax foi fundada em 1987 é uma empresa de biotecnologia focada em desenvolvimento de vacinas que atualmente não tem produtos no mercado. Além da vacina contra covid-19, a companhia desenvolve também uma vacina contra a influenza, que também utiliza o adjuvante testado contra a covid-19.

No início de maio, a companhia anunciou o recebimento de 388 milhões de dólares da CEPI, uma organização sem fins lucrativos baseada em Oslo. O dinheiro está ajudando a empresa a realizar os testes clínicos e a aumentar a produção das doses.

Baseada em Gaithersburg, Maryland, nos Estados Unidos, a Novavax tem capital aberto da bolsa de valores de tecnologia Nasdaq e valorizou 345% no último mês. A companhia teve prejuízo de 25,9 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2020.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob