Imagem por makamuki0 na Pixabay
Por Sergio Chaia
Valor Economico
SÃO PAULO - Muito se fala sobre resiliência e a importância dela para aumentar o desempenho no trabalho. Há, inclusive, uma discussão sobre a resiliência ser até mais importante que o talento na busca pelo tão desejado sucesso profissional. Mas o que significa ser resiliente?
Andei pesquisando várias definições sobre essa competência tão fundamental. A que melhor se encaixou naquilo que acredito é dada pelo Instituto Johnson e Johnson de Perfomance Humana, sediado na Flórida, nos Estados Unidos.
Para eles, resiliência é a capacidade de constantemente se recuperar, se adaptar e evoluir quando se passa por um momento de estresse. Na sua opinião, é possível aumentar sua resiliência alternando e equilibrando momentos de estresse diários com atividades de recuperação.
Esse instituto, que tem profissionais que trabalham com atletas de alto rendimento e executivos de destaque no mundo corporativo, defende que o conceito de evolução de uma competência como resiliência está espelhado na maneira como desenvolvemos nossa massa muscular. Para desenvolvermos determinado músculo, é necessário estressá-lo com uma sobrecarga de peso, por exemplo. Após varias repetições, sentimos o músculo pesado enrijecido. O crescimento ocorre, no entanto, não nos períodos de exercício, mas quando os alternamos com períodos de descanso ou recuperação.
LEIA TAMBÉM:
- PepsiCo demitirá funcionários e usará robôs para economizar US$ 2,5 bilhões
- Família de Boechat vai processar empresa que contratou táxi aéreo
- Mais de 90% das empresas pretendem realizar contratações em 2019, aponta estudo da Hays
- Foco na Carreira: Competência e o novo mundo do trabalho
- Principal recrutadora do Brasil dá uma dica para quem está estressado
- 8 hábitos diários para aumentar sua inteligência emocional
O mesmo princípio, segundo o Instituto de Performance Humana, vale para uma competência que gostaríamos de desenvolver. Seguindo esse conceito, quem quiser desenvolver a resiliência deve sempre procurar refletir, em um lugar tranquilo, sobre seus aprendizados em momentos de estresse.
A cada momento estressante, como uma reunião difícil com seu chefe, estabeleça um período para refletir sobre a situação depois, o que aprendeu com ela e o que pode fazer diferente em uma nova oportunidade.
Isso é praticar resiliência. Ao inserir um momento de reflexão ou recuperação após um momento de estresse no seu dia a dia, sua capacidade de suportar, adaptar, aprender e evoluir aumenta. Vale para momentos difíceis no plano pessoal e profissional.
Não conheço um atleta ou executivo de destaque que não seja altamente resiliente. Praticar resiliência conscientemente aumenta o desempenho. Então, se quer chegar mais alto, incorpore essa prática no seu dia a dia. Grandes campeões usam situações de estresse como energia para alimentar as suas próximas etapas de evolução.
Sergio Chaia é coach de CEOs e de treinadores de atletas de alto rendimento, atua em conselhos de empresas e faz mentoria para empreendedores.
Esta coluna se propõe a abordar questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.
Comentários