Por Revista Exame
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Nimenrix, da Pfizer, recomendada para prevenção da doença meningocócica invasiva, em especial a meningite, provocada pelos sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, ou meningococo. O imunizante, que já era indicado para crianças maiores de 1 ano, jovens e adultos, agora poderá ser utilizado também por bebês a partir das seis semanas de vida. A meningite é uma infecção que ataca as membranas (meninges) que envolvem o cérebro, a medula espinhal e outras regiões do sistema nervoso central.
O esquema vacinal aprovado de Nimenrix em menores de 12 meses prevê a administração de duas doses a partir de 6 semanas de vida, seguidas de um reforço aos 12 meses. A partir da nova indicação, a vacina poderá proteger um importante grupo de risco para a doença meningocócica invasiva. Só em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde, os menores de 1 ano representaram 15,5% dos 15.247 casos de meningite registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">A enfermidade pode ser provocada por fungos, bactérias e vírus. Mas os casos de origem bacteriana são os mais preocupantes, pois podem progredir rapidamente, apresentar mortalidade elevada e deixar sequelas importantes, como perda auditiva, alterações neurológicas e amputações. Entre os agentes bacterianos, o meningococo é um dos mais importantes.
A meningite representa a doença mais temida pelos pais dos bebês menores de 2 anos, segundo uma pesquisa recente realizada pelo IBOPE Conecta em todas as regiões do País¹. Por isso, ela também é um dos temas de destaque da campanha #MAISQUEUMPALPITE, uma iniciativa digital lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com apoio da Pfizer, para levar informações seguras sobre saúde infantil às famílias.
Por meio das redes sociais os pais podem conferir posts sobre diferentes assuntos relacionados aos mitos sobre os cuidados com as crianças. No caso da meningite, é possível se informar acompanhando o bate-papo entre o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, e a apresentadora e atriz Thaís Fersoza, que aderiu à iniciativa.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
Comentários