Uma ilustração da bactéria Acinetobacter baumannii, uma causa comum de infecções hospitalares. Dr_Microbe via Getty Images
- O Food and Drug Administration (FDA) aprovou na terça-feira um novo medicamento para pneumonia hospitalar causada por um tipo de bactéria difícil de tratar.
- O medicamento, que será vendido como Xacduro pela Innoviva Specialty Therapeutics, tem como alvo cepas suscetíveis do complexo Acinetobacter baumannii-calcoaceticus, que podem causar infecções em todo o corpo e podem se tornar resistentes aos tratamentos existentes.
- A Organização Mundial da Saúde nomeou as espécies de Acinetobacter como uma grande ameaça à saúde humana, destacando a necessidade de mais antibióticos. Mas o desenvolvimento de novos tratamentos tem sido um desafio para as farmacêuticas, que enfrentam dificuldades na pesquisa e na comercialização bem-sucedida de quaisquer medicamentos que criem.
Acinetobacter baumannii é uma causa comum de pneumonia em hospitais, e as infecções podem ser fatais.
O tratamento da Innoviva consiste em um medicamento, o sulbactam, que é estruturado de forma semelhante ao antibiótico penicilina, junto com outro composto, o durlobactam, que ajuda a protegê-lo da degradação. É tomado por via intravenosa e é liberado para uso em pessoas com 18 anos ou mais.
O FDA baseou sua aprovação nos resultados de um ensaio de fase 3 que incluiu 207 participantes hospitalizados que receberam Xacduro ou outro antibiótico existente chamado colistina. Os dados do ensaio mostraram que o tratamento com Xacduro não foi pior do que o tratamento de comparação ao medir a morte por qualquer causa 28 dias após o tratamento para uma infecção confirmada de Acinetobacter baumannii resistente a medicamentos.
Xacduro foi associado a testes de função hepática anormais, e sua marcação contém advertências para reações de hipersensibilidade e diarreia associada ao Clostridioides difficile
"Xacduro é a primeira terapia-alvo de patógenos aprovada para tratar pneumonias hospitalares e associadas à ventilação mecânica causadas por acinetobacter", disse David Altarac, diretor médico da Innoviva Specialty Therapeutics, em um comunicado.
O medicamento foi submetido ao FDA pela Entasis Therapeutics, que foi adquirida pela Innoviva no ano passado e recentemente se fundiu com outra empresa comprada pela Innoviva, a La Jolla Pharmaceutical, para criar a Innoviva Specialty Therapeutics.
Através da La Jolla, a Innoviva Specialty Therapeutics também comercializa dois outros produtos, incluindo um antibiótico conhecido como Xerava para infecções intra-abdominais. A Innoviva disse que espera disponibilizar Xacduro ainda este ano.
Enquanto o pipeline de novos antibióticos permanece anêmico, outras farmacêuticas como a GSK estão avançando nos tratamentos. A empresa farmacêutica britânica desenvolveu um antibiótico oral para infecções do trato urinário não complicadas e planeja em breve submeter à aprovação da FDA.
Comentários