Adaptimmune obteve aprovação acelerada do FDA para Tecelra (afami-cel), um tratamento para sarcoma sinovial metastático ou irresecável
A aprovação do Tecelra vem com várias novidades. É a primeira terapia celular projetada por engenharia celular para um tumor sólido, a primeira terapia TCR-T a entrar no mercado e o primeiro novo tratamento na indicação em mais de uma década.
Também é a aprovação inicial para a empresa de 16 anos, que atraiu e perdeu parcerias com vários gigantes farmacêuticos incluindo GSK, Astellas e, mais recentemente, Roche, que foram atraídos pelo potencial da plataforma exclusiva de receptor de células T (TCR) projetada da Adaptimmune. Ela permite a engenharia de células T para atingir e destruir muitos tipos de cânceres de tumores sólidos.
Como a primeira terapia com células T projetada para tumores sólidos, o Tecelra representa um marco significativo, não apenas para a empresa, mas também para o avanço da terapia celular.
O Amtagvi da Iovance, que foi aprovado no início deste ano, usa células imunes, chamadas linfócitos infiltrantes de tumor (TILs), que são coletadas do tumor de um paciente, ao contrário das terapias com células CAR-T, que são coletadas do sangue circulante de um paciente.
O preço de tabela para a terapia única é de US$ 727.000. A população de pacientes endereçáveis nos EUA é de aproximadamente 400 por ano.
Fonte: Fiercepharma
Comentários