- A combinação reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 46% e o risco de morte em 27% no estudo principal de Fase III IMforte
- Primeira e única terapia combinada para o tratamento de manutenção de primeira linha de ES-SCLC, que é fundamental para ajudar a lidar com a alta taxa de recidiva em ES-SCLC
- Regime recomendado nas Diretrizes da National Comprehensive Cancer Network para CPPC®*
A Genentech, do Grupo Roche, anunciou que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o Tecentriq (atezolizumabe) e o Tecentriq Hybreza (atezolizumabe e hialuronidase-tqjs) em combinação com a lurbinectedina (Zepzelca) para o tratamento de manutenção de pacientes adultos com câncer de pulmão de pequenas células em estágio extenso (ES-SCLC) cuja doença não progrediu após terapia de indução de primeira linha com Tecentriq ou Tecentriq Hybreza, carboplatina e etoposídeo (CE). Esta aprovação marca a primeira e única terapia combinada para o tratamento de manutenção de primeira linha do ES-SCLC, uma doença altamente agressiva para a qual as opções de tratamento foram limitadas. As Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da National Comprehensive Cancer Network dos EUA (Diretrizes da NCCN)* foram atualizadas para incluir o regime como categoria 2A e opção preferida para tratamento de manutenção de pessoas com ES-SCLC, após terapia de indução com Tecentriq e CE.®®®®®
"Para pessoas com câncer de pulmão de pequenas células em estágio extenso e suas famílias, o período após a terapia de indução é muitas vezes repleto de incertezas, dado o alto risco de recaída", disse Roy Herbst, MD, Ph.D., vice-diretor e chefe de oncologia médica e hematologia no Yale Cancer Center e no Smilow Cancer Hospital. "A combinação Tecentriq e Zepzelca oferece uma nova opção e uma abordagem proativa neste cenário que demonstrou melhorar a sobrevida global e livre de progressão em pacientes que não progrediram após o tratamento de indução padrão com Tecentriq e quimioterapia. A aprovação pode levar a uma mudança significativa na forma como gerenciamos essa doença desafiadora e nos dá uma nova ferramenta para ajudar a retardar a progressão da doença e prolongar a sobrevida."
"A combinação de Tecentriq e lurbinectedina reduziu o risco de progressão da doença ou morte em quase metade", disse Levi Garraway, MD, Ph.D., diretor médico e chefe de Desenvolvimento Global de Produtos. "Estamos orgulhosos de oferecer esse avanço para a comunidade de câncer de pulmão de pequenas células em parceria com a Jazz Pharmaceuticals, pois reflete nosso compromisso permanente de melhorar os resultados nos cânceres mais difíceis de tratar."
A aprovação da FDA é baseada nos resultados do estudo de Fase III IMforte, que mostrou que a combinação de Tecentriq e lurbinectedina reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 46% e o risco de morte em 27%, em comparação com a terapia de manutenção do Tecentriq sozinha. Após 3,2 meses de terapia de indução, a sobrevida global mediana para o regime de Tecentriq mais lurbinectedina foi de 13,2 meses versus 10,6 meses para Tecentriq sozinho (taxa de risco estratificada [HR] = 0,73; IC 95%: 0,57-0,95; p = 0,0174). A sobrevida livre de progressão mediana por avaliação independente foi de 5,4 meses versus 2,1 meses, respectivamente (HR estratificado = 0,54; IC 95%: 0,43-0,67; p<0,0001). A segurança foi geralmente consistente com os perfis de segurança conhecidos do Tecentriq e da lurbinectedina.
A aprovação de hoje se baseia no papel estabelecido da Tecentriq no ES-SCLC. Em 2019, o FDA aprovou o Tecentriq em combinação com quimioterapia para o tratamento de primeira linha de adultos com ES-SCLC, com base no estudo IMpower133, que na época era a primeira nova opção de tratamento em duas décadas para essa população de pacientes.
*A NCCN não oferece garantias de qualquer tipo em relação ao seu conteúdo, uso ou aplicação e se isenta de qualquer responsabilidade por sua aplicação ou uso de qualquer forma.
Fonte: Genentech
Comentários