Moderna se une a CARsgen para desenvolver vacina contra o câncer

12202067080?profile=RESIZE_710x

 

A Moderna firmou uma parceria que busca incorporar sua vacina de mRNA que codifica a proteína Claudin18.2 com o candidato autólogo de célula T Claudin18.2 CAR CT041 (satricabtagene autoleucel) da CARsgen Therapeutics. "Atacar tumores com terapia de células T CAR em combinação com uma vacina contra o câncer poderia potencialmente fornecer maior benefício clínico aos pacientes", observou o CEO da CARsgen, Zonghai Li, que afirma que o CT041 é o CAR-T "mais avançado" em desenvolvimento para tumores sólidos.

De acordo com as empresas, a colaboração "contempla a realização de estudos pré-clínicos e um ensaio clínico de Fase I" para avaliar o CT041 com a vacina de mRNA da Moderna. Os detalhes financeiros do acordo anunciado na segunda-feira não foram divulgados, mas as empresas observaram que o CT041 está sendo investigado atualmente como um potencial tratamento para cânceres gástricos, pancreáticos e outros do sistema digestivo.

Os programas de avaliação do CT041 incluem um estudo de Fase Ib para câncer gástrico avançado e adenocarcinomas da junção gastroesofágica (GC/GEJ) e um ensaio confirmatório de Fase II para GC/GEJ avançado na China, bem como um estudo de Fase I na China como terapia adjuvante para câncer de pâncreas e um estudo de Fase Ib/II para adenocarcinoma gástrico ou pancreático avançado na América do Norte.

Lin Guey, diretor científico de empreendimentos de pesquisa externos da Moderna, chamou o biomarcador Claudin18.2 de "um alvo terapêutico promissor para potencialmente tratar vários tipos de câncer com alta necessidade médica não atendida".

 

Seguindo os passos da BioNTech

Comentando a notícia, o analista da Bloomberg Intelligence Sam Fazeli tuitou que "a Moderna entrando na corrida Claudin a traz para o mundo da BioNTech. O interessante é que a Moderna nunca tinha falado sobre Claudins antes." A BioNTech está desenvolvendo a terapia de células T Claudin-6 CAR BNT211, que está sob investigação para tumores sólidos.

Outras empresas que desenvolvem terapias direcionadas ao Claudin incluem a Astellas, que no mês passado disse que seu registro para o anticorpo monoclonal CLDN18.2-targeted zolbetuximab recebeu uma revisão prioritária para pacientes de primeira linha com adenocarcinoma GC/GEJ localmente avançado irressecável ou metastático HER2-negativo. Enquanto isso, a AstraZeneca assinou um acordo de licenciamento no início deste ano potencialmente no valor de mais de US$ 1,1 bilhão pelos direitos globais do conjugado experimental de anticorpos e medicamentos CMG901 da KYM Biosciences, que também tem como alvo a proteína Claudin 18.2.

 

Fontes: CARsgen Therapeutics, Investor's Business Daily

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob