Roche anuncia nova imunoterapia para câncer de pulmão

shutterstock_1169338684-702x459.jpg?profile=RESIZE_710xdownload.jpg?profile=RESIZE_710x

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da imunoterapia atezolizumabe, da Roche, para pacientes com um dos tipos mais incidentes de câncer de pulmão, o adenocarcima. A novidade vem para a primeira linha de tratamento desses pacientes que, por não apresentarem tumor positivo para nenhuma mutação relevante, não podem ser beneficiados por terapias-alvo.

O oncologista Fernando Santini, do Hospital Sírio-Libanês, explica que essa combinação de tratamento é viável, por exemplo, para pacientes com alto grau de disfunção renal. “Pacientes com esse tipo de câncer de pulmão geralmente são tabagistas e apresentam várias comorbidades. Uma das mais comuns é o comprometimento da função dos rins, que impossibilita a utilização de um dos tipos de quimioterapia mais comuns. Sendo assim, não tinham opção de tratamento com ativação do sistema imune para combater o câncer, que é o caso do atezolizumabe com nab-paclitaxel e carboplatina, agora aprovados no Brasil”, afirma.

A aprovação pela Anvisa foi baseada no estudo de fase III IMpower 130, publicado na revista científica The Lancet Oncology, que demonstrou que a terapia combinada atezolizumabe ajudou as pessoas a viver significativamente mais em comparação com a quimioterapia sozinha (sobrevida global média de 18,6 meses versus 13,9 meses). Também reduziu de maneira significativa o risco de agravamento ou morte pela doença (sobrevida livre de progressão de 7 meses versus 5,5 meses).

Outro resultado da nova combinação foi a redução em 49,2% do tamanho dos tumores nos pacientes estudados, em comparação com 31,9% daqueles que receberam somente em quimioterapia. A duração mediana da resposta foi de 8,4 meses x 6,1 meses.

Essa mesma imunoterapia já teve outras duas aprovações pela Anvisa neste ano para tipos específicos de câncer de pulmão. Atualmente, a Roche tem outros nove estudos de câncer de pulmão de fase III em andamento.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob