13115290657?profile=RESIZE_710x

Em resposta a um pedido da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) após a morte de um paciente de 16 anos nos EUA, a Sarepta e a Roche interromperam temporariamente três ensaios clínicos na Europa de sua terapia genética para distrofia muscular de Duchenne (DMD) Elevidys.

Em uma carta de 31 de março (PDF) da Roche à Organização Mundial de Duchenne, a farmacêutica suíça disse que as empresas estão pausando a inscrição e a dosagem nos estudos, enquanto continuam monitorando os participantes já inscritos e coletando dados.

Os ensaios pausados incluem o estudo Envision de fase 3 patrocinado pela Sarepta, que está avaliando o Elevidys em meninos de 8 a 17 anos; o estudo Envol de fase 2 da Roche, que está investigando o Elevidys em bebês e recém-nascidos; e o Estudo 104 da Sarepta, uma análise de fase 1 do Elevidys em meninos de 4 a 9 anos com anticorpos pré-existentes para um sorotipo específico.

Os testes foram interrompidos em todos os países da UE e o estudo Envol foi pausado no Reino Unido. Os testes estão suspensos até que "a análise da causa da morte esteja completa", escreveu Roche. Enquanto isso, quatro outros estudos da Elevidys nos EUA continuam em andamento.

"Embora qualquer retenção clínica seja preocupante, acreditamos que o pedido da EMA para pausar os 3 estudos da Elevidys provavelmente será temporário e improvável, atrasando materialmente seus cronogramas de conclusão ou a revisão da EMA do pedido de autorização de comercialização (MAA) da Elevidys", escreveram analistas da Mizuho Securities em nota aos investidores.

Em uma atualização na sexta-feira, 4 de abril, Sarepta disse que um comitê independente de monitoramento de dados (DMC) se reuniu e concluiu que "com base na totalidade das evidências, o perfil geral de risco-benefício permanece favorável para continuar a dosagem nos ensaios clínicos pausados sem alterações nos protocolos do estudo".

A Sarepta e a Roche planejam enviar as conclusões do DMC aos reguladores da UE "dentro de uma semana" para revisão.

Duas semanas atrás, Sarepta divulgou a morte do paciente, que foi atribuída a insuficiência hepática aguda. Lesão hepática grave é um risco de segurança conhecido de Elevidys.

"Não podemos descartar a possibilidade de que o Elevidys tenha sido um fator contribuinte", disse um porta-voz da Sarepta à Fierce Pharma no mês passado.

O incidente chamou maior atenção para a segurança das terapias genéticas que usam vírus adeno-associados (AAVs) como vetores para fornecer genes terapêuticos. No caso de Elevidys, o gene administrado produz microdistrofina, uma versão abreviada da proteína distrofina normal que está faltando em pacientes com Duchenne.

Em 2022, a Novartis registrou duas mortes por sua terapia genética de atrofia muscular espinhal baseada em AAV, Zolgensma.

Embora não seja um novo sinal de segurança, a insuficiência hepática aguda que leva à morte é uma gravidade do distúrbio não relatada anteriormente para Elevidys, que foi fornecida a mais de 800 pacientes, disse Sarepta. A empresa também informou que o teste revelou que o paciente falecido tinha uma infecção recente por citomegalovírus que foi identificada por seu médico assistente como um possível fator contribuinte.

Desde o relato da morte do paciente, o preço das ações da Sarepta caiu 42%.

"Este é mais um desenvolvimento infeliz para uma história que parece não conseguir fazer uma pausa", escreveu Leerink na quarta-feira, acrescentando que o peso de um paciente de 16 anos provavelmente significa que ele recebeu uma dose mais alta do que o receptor médio de Elevidys.

"Reconhecemos que esses efeitos colaterais graves associados à mortalidade podem certamente ser alarmantes e fazer com que a comunidade questione o risco / benefício do tratamento de pacientes mais velhos. No entanto, acreditamos que a incidência geral muito baixa é encorajadora", escreveu Leerink, acrescentando que sua projeção da probabilidade de uma aprovação da UE permanece inalterada em 60%.

Elevidys foi aprovado de forma acelerada nos EUA em junho de 2023 para meninos de 4 e 5 anos. Em junho do ano passado, o FDA expandiu seu rótulo para incluir todos os pacientes com DMD com 4 anos ou mais.

Ambos os acenos da FDA geraram polêmica, já que nenhum deles foi baseado em um estudo que atingiu seu objetivo primário. Durante o desenvolvimento do tratamento, os testes foram interrompidos em 2018 e 2021 devido a preocupações de segurança. Também atraiu a ira o preço de US $ 3,2 milhões para o tratamento único.

Ainda assim, as vendas aumentaram rapidamente, indicando a necessidade não atendida na indicação. No quarto trimestre, a Sarepta registrou receita de US$ 383 milhões da Elevidys, o que representou um aumento de 110% em relação ao trimestre anterior. A Leerink Partners projeta que as vendas da Elevidys cheguem a US$ 2 bilhões este ano.

 

Fonte: Fierce Pharma

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob