DSC_5260_Vienna-1-770x433.jpg

Valneva e o Instituto Butantan estão acelerando o acesso às vacinas contra chikungunya no Brasil e na região. Imagem: © 2025 Valneva.

 

 

Autorização abre caminho para o início dos estudos clínicos

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a comercialização da vacina contra chikungunya Ixchiq, da biofarmacêutica Valneva, para uso em adultos com 18 anos ou mais. Trata-se da primeira aprovação de uma vacina contra a doença em um país onde a chikungunya é endêmica, o que representa um marco importante na luta contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes.

A autorização abre caminho para o início de estudos clínicos no país, incluindo pesquisas de Fase IV apoiadas pela Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI). A iniciativa conta com o apoio do Instituto Butantan e financiamento da União Europeia, com foco na ampliação do acesso à vacina em países de baixa e média renda.

Além do Brasil, o imunizante já foi aprovado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia — nesses últimos dois com indicação também para adolescentes a partir de 12 anos. A Valneva já solicitou a extensão de uso para esse grupo em outras regiões.

A ANVISA também está avaliando uma segunda candidata à vacina, a VLA1555, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, que poderá ser produzida e distribuída localmente a partir de 2025. A expectativa é oferecer uma opção de vacinação acessível para o Brasil, América Latina e outras regiões com alta incidência da doença.

“O aval da ANVISA representa uma nova esperança para combater uma doença debilitante, comum em diversas regiões do país”, destacou o CEO da CEPI, Dr. Richard Hatchett.

A vacina Ixchiq está sendo avaliada também em estudos pediátricos na América Central e, futuramente, será testada em mulheres grávidas em regiões endêmicas como o Brasil. A empresa ainda firmou parcerias com o Serum Institute of India para distribuição na Ásia e com a LimmaTech Biologics para o desenvolvimento de uma vacina contra Shigella, ampliando seu portfólio de vacinas inovadoras.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob