A vacina Novavax usa tecnologia baseada em proteínas mais tradicional do que as vacinas de mRNA. Frank Simon / Reuters / Arquivo
Por Meg Tirrell e Jacqueline Howard, CNN
A Food and Drug Administration dos EUA adiou a concessão da aprovação total da vacina Covid-19 da Novavax, apesar de estar a caminho de ser liberada até a tarde de terça-feira, disse uma pessoa familiarizada com a situação à CNN.
A agência está buscando mais dados sobre a vacina, disse a fonte, que não quis ser identificada porque não estava autorizada a falar publicamente sobre a situação. O Wall Street Journal relatou pela primeira vez que o FDA havia perdido o prazo de decisão.
A mudança ocorreu quando o FDA nomeou o Dr. Scott Steele diretor interino do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica, que supervisiona a regulamentação de vacinas, dias depois que o ex-diretor Dr. Peter Marks foi forçado a sair. Em sua carta de demissão, Marks citou "esforços sendo promovidos por alguns sobre os efeitos adversos da vacinação à saúde" que ele chamou de "preocupantes".
O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., um defensor antivacina de longa data, chamou falsamente as vacinas para Covid-19 de "a vacina mais mortal já feita" e, mais recentemente, fez declarações enganosas sobre a segurança da vacina contra o sarampo em meio a um surto mortal centrado no oeste do Texas.
A vacina Novavax, que usa tecnologia baseada em proteínas mais tradicional do que as vacinas de mRNA mais recentes da Pfizer/BioNTech e Moderna, está sujeita a autorização de uso emergencial desde 2022. Mas com a ação da FDA, seria a terceira vacina contra a Covid-19 a receber a aprovação total da FDA. A aprovação total tornaria a vacina disponível além de uma declaração de emergência e poderia fornecer garantias adicionais às pessoas que buscam a vacina.
A empresa disse na quarta-feira que não recebeu uma decisão oficial do FDA, mas que 1º de abril foi a data em que a agência emitiu a decisão.
Comentários