Valor Econômico
Jornalista: Maria Luíza Filgueiras e Ana Paula Machado
25/10/19 - A farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) colocou à venda suas linhas de dermocosméticos Fisiogel, Spectraban, Acne-Aid, Sunmax e Clindo no Brasil e começou a abordar potenciais interessados, apurou o Valor. Farmacêuticas brasileiras, como EMS e Hypera, e empresas de cosméticos e beleza, como Natura e O Boticário, estão entre as companhias com quem a GSK está iniciando conversas, conforme duas fontes. O processo está na fase inicial e é coordenado pela assessoria financeira Greenhill.
O processo de venda dos ativos é chamado internamente de Projeto Proteus, de acordo com uma fonte, parte da reorganização estratégica do negócio da GSK. O valor da negociação não deve ultrapassar duas vezes a receita apurada com a venda desses produtos. “O mercado não tem expectativa de um valor alto. A GSK vai se focar no negócio de medicamentos sem prescrição (OTC, na sigla em inglês), por isso, está vendendo esse portfólio”, diz um executivo.
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A linha Fisiogel também está à venda em outros países, parte do processo de desinvestimento da GSK para levantar capital. A multinacional de origem britânica quer levantar cerca de US$ 1,5 bilhão nesse processo.
Procurada, a GSK Brasil diz que estão em andamento trabalhos para revisar as categorias de produtos, mas não comenta sobre especulações em torno de marcas e desinvestimentos.
A GSK diz que está próxima a concretização da fusão entre a Pfizer Inc e GSK no Brasil, que por conta de temas operacionais não pôde ser concluída junto com a joint venture global, que foi em agosto deste ano. A Pfizer vendeu a Magnésia Bisurada para a Aspen.
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