5 expressões de um líder avestruz

10993785472?profile=RESIZE_710x

Imagem de Nel Botha por Pixabay

 

"Quem quiser ser o primeiro entre vocês deverá ser servo de todos"

Jesus Cristo

 

by Joni Mengaldo

 

Você já já deve ter ouvido num passado não tão distante a frase: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Nosso ambiente profissional tem mudado e não é incomum ainda nos depararmos com uma liderança que traz esse tipo de pensamento.

Quando um relacionamento com o “chefe” não está legal, temos uma tendência a enfiar a cabeça num buraco.

Se entendeu que esse modelo de liderança não vai mudar, te dou um conselho, seja um avestruz. Aí pode surgir uma pergunta: “você quer que enfie minha cabeça num buraco, para fugir do problema?”. Resposta: Não.

Muitas pessoas acreditam que os avestruzes enfiam a cabeça num buraco quando se sentem ameaçados ou assustados, mas isso é apenas um mito.

Na verdade, os avestruzes são animais muito ágeis e velozes, capazes de correr até 70 km/h e de chutar com força os seus predadores. Eles também têm uma boa visão e audição, o que os ajuda a perceber o perigo e a fugir dele.

Então, por que essa lenda surgiu? Uma possível explicação é que os avestruzes costumam abaixar o pescoço e a cabeça para se alimentar de plantas rasteiras ou para cavar ninhos no solo. Ou de algum desenho animado que mostra uma cena.

De longe, isso pode dar a impressão de que eles estão enfiando a cabeça num buraco. Outra hipótese é que os avestruzes às vezes se deitam no chão com o pescoço esticado para se camuflarem na paisagem ou para se protegerem do calor. Nessa posição, eles podem parecer vulneráveis e assustados.

Portanto, não se engane: os avestruzes não enfiam a cabeça num buraco. Eles são animais inteligentes e adaptados ao seu ambiente, que sabem como se defender e sobreviver na natureza.

Então, seja um avestruz e mude. Quem o liderado? Não, o “chefe”.

Quero propor um novo ditado: “Lidera quem sabe se expressar e quem acredita o seguirá”.

O líder do futuro é um profissional que se adapta às constantes mudanças do mercado e da sociedade, que busca o conhecimento e a inovação, que inspira e desenvolve sua equipe, que se conecta com as pessoas e que tem uma visão estratégica e sustentável.

Esse perfil de liderança é essencial para enfrentar os desafios e as oportunidades do século XXI, em um cenário de alta competitividade, diversidade e complexidade.

 

Seguem 5 expressões que marcam um líder Avestruz:

 

Seja curioso

Um líder atual está sempre atento às tendências, aos comportamentos dos colaboradores, às novas tecnologias e às melhores práticas do seu segmento.

Ele busca aprender continuamente e estimula sua equipe a fazer o mesmo. Utilizam todos seus sentidos, incluindo a visão e a audição, para que todo o time possa executar.

 

Colabore com o time

Um novo líder sabe que não pode fazer tudo sozinho. Ele valoriza o trabalho em equipe, a troca de ideias, o feedback e a cooperação entre diferentes áreas e stakeholders.

Ele cria uma cultura de confiança, respeito e transparência. Sabe cuidar para que a equipe não caia na mão dos “predadores”.

 

Abuse da Criatividade

O líder do futuro não se conforma com o status quo. Ele busca soluções originais, eficientes e diferenciadas para os problemas e as demandas dos seus clientes internos e externos.

Ele incentiva a experimentação, a ousadia e a tolerância ao erro. Sabe utilizar a agilidade e velocidade.

 

Seja comunicativo

Um líder atual sabe se expressar de forma clara, assertiva e empática. Ele adapta sua linguagem ao público-alvo, ao canal e ao contexto.

Ele escuta ativamente as necessidades, as expectativas e as opiniões dos outros. Ele reconhece os méritos, celebra os resultados e corrige os desvios.

Um líder “expressivo” ou de expressão deve ser aquele que ouve ativamente e fala menos.

 

Expresse consciência

Como um avestruz abaixa a cabeça, um líder deve ter consciência de si mesmo, dos seus pontos fortes e fracos, das suas emoções e motivações.

Ele também tem consciência do impacto das suas ações na equipe, na organização e na sociedade.

Ele busca se desenvolver constantemente como pessoa e como profissional. Lembre que abaixar o pescoço e a cabeça, necessariamente, não demonstra fraqueza. O avestruz faz isso para ter mais energia para sua rotina.

 

Tome as decisões com as expressões

"No dia da Proclamação da Emancipação dos Escravos, Lincoln recebeu através do secretário Seward, o documento respectivo para assinatura. Por duas vezes, tendo molhado a pena no tinteiro, Lincoln aproximou-a do papel, mas sem assinar. Então, explicou ao secretário Seward: “Preciso esperar um pouco. Desde as nove da manhã, estive recebendo apertos de mão, e tenho o braço direito quase paralisado por isso. Se algum dia meu nome passar à história, será, sem dúvida alguma, apenas por este ato, e eu ponho nele toda a minha alma. Se minha mão tremer quando eu assinar esta proclamação, todos quantos examinarem mais tarde este documento poderão pensar: Ele hesitou”"*.

Não hesite em ser um líder atual e que busca as melhores práticas: seja curioso, colabore, seja criativo, saiba se comunicar e seja humilde com sua consciência.

Essas são algumas das competências ou expressões que podem ajudar um líder a se preparar para o agora e o futuro. Seja um líder que serve.

Lembre-se: “Lidera quem sabe se expressar e quem acredita o seguirá”.

 

#

 

Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com ensino, treinamento, consultoria, como professor e palestrante em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança e dinâmicas.

Tem sugestão de tema? Compartilhe comigo: dikajob@dikajob.com.br  

 

Siga :

Joni Mengaldo no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonimengaldo

Joni Mengaldo no Instagram: https://www.instagram.com/jonimengaldo/ 

DikaJob no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dikajob/

DikaJob no Instagram: https://www.instagram.com/dikajob/ 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Envie sua sugestão de tema, qual assunto te interessa? Escreva aqui nos comentários!

 

#

 

* Melo, Edino. 300 ilustrações – histórias sobre o valor da liderança. Campinas: Transcultural, 2012. Pg 4.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob