Você faz parte do time?

 10976670072?profile=RESIZE_710x

Imagem de Keith Johnston por Pixabay  

 

by Joni Mengaldo 

 

Você já deve ter passado por situações como as quais eu já passei. Em mais de um ambiente profissional, me sentia como um "peixe fora da água".

A origem dessa expressão vem da observação de que os peixes precisam viver na água para respirar e sobreviver. Se saem da água, eles ficam sem ar e morrem.

É um paradoxo, pois nós, se ficarmos submersos por poucos minutos, morreremos, seremos um "humano dentro da água".

Eu diria que quando estamos numa corporação que nos falta o senso de pertencimento, é como se estivessemos com cabeça toda embaixo da água. Ficamos sem oxigênio e o sequência da história é que ou mudamos.... ou mudamos.

Determinado momento da minha carreira, percebi que o Head (nome fictício) da unidade não conseguia se conectar com as áreas que atendíamos e isso gerava um impacto sobre nosso time. Quando buscavamos atender a uma demanda com a unidade de negócios, com certa frequência, havia um situação constrangedora entre nossa área e a unidade, pela postura "centralizadora" e "individualista" do Head. O que acabou levando a sua saída daquela empresa.

Você já deve ter ouvido que "no passado", colegas "brincavam" com as frases: "já está indo embora? Está desmotivado?

Gerar um senso real de pertencimento no trabalho é um desafio que se tornou ainda mais relevante durante a pandemia, quando as fronteiras entre vida pessoal e profissional se tornaram mais difusas.

O pertencimento é a sensação de fazer parte de uma comunidade que compartilha valores, objetivos e cultura, e que reconhece e valoriza as diferenças individuais.

Um ambiente de trabalho que promova o pertencimento pode aumentar a motivação, o engajamento e a retenção dos colaboradores.

Algumas práticas que podem ajudar a gerar um senso real de pertencimento no trabalho são:

  • Ter clareza sobre qual é a cultura e o propósito da empresa, e comunicá-los de forma transparente aos colaboradores;
  • Zelar pela saúde mental e pelo bem-estar físico da equipe, oferecendo suporte emocional, flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Manter uma comunicação clara, frequente e bidirecional com os colaboradores, incentivando o feedback, o reconhecimento e a participação nas decisões;
  • Valorizar a diversidade, a equidade e a inclusão na empresa, respeitando as diferenças individuais e criando um ambiente seguro para todos;
  • A liderança deve apoiar as equipes, demonstrando confiança, empatia e proximidade;
  • Avaliar funções e cargas de trabalho dos colaboradores, garantindo que eles tenham autonomia, desafios adequados e oportunidades de desenvolvimento;
  • Instituir comitês de crise para lidar com situações adversas ou conflitos que possam afetar o clima organizacional ou o senso de pertencimento;
  • Promover processos de mentoria para facilitar o aprendizado mútuo entre os colaboradores e fortalecer os laços interpessoais.
  • Essas são algumas sugestões baseadas em fontes confiáveis, mas cada empresa deve adaptá-las à sua realidade e às necessidades dos seus colaboradores.

Concluindo, se sentir parte do time é um desafio da empresa e do colaborador.

Nesse momento, que vivemos com constante mudança, naturalmente há resistências e consequentes reflexões.

Transformações trazem angustias e receios, e podemos nos sentir um "peixe fora da água" ou "humanos dentro dentro da água".

Assim, ou saimos deste ambiente, ou apostamos e buscamos adaptação. Neste caso, precisamos de pelo menos um tubo de oxigênio, esperando usá-lo momentaneamente.

 

 

#

 

 

Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com ensino, treinamento, consultoria, como professor e palestrante em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança e dinâmicas.

Tem sugestão de tema? Compartilhe comigo: dikajob@dikajob.com.br  

 

Siga :

Joni Mengaldo no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonimengaldo

Joni Mengaldo no Instagram: https://www.instagram.com/jonimengaldo/ 

DikaJob no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dikajob/

DikaJob no Instagram: https://www.instagram.com/dikajob/ 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob