Imagem de Fathromi Ramdlon por Pixabay
“ A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia”*
by Joni Mengaldo**
Nossos dias são marcados pela habilidade que temos de avaliarmos criticamente o que acontece ao nosso redor. Claro que temos que considerar que, hoje, o “nosso redor” é abrangente, amplo e global.
Considerando todos os principais fatos da atualidade, nossa tendência é ressaltar o que acontece de negativo e deixar o positivo de lado, achando que deveria ser o padrão do cotidiano. Ou é só comigo que acontece isso?
Mas cabe uma questão aqui, você tem percebido, e mais que isso, tem reconhecido o que acontece de bom?
Moro na cidade de Valinhos e tenho questionado sobre os aumentos dos valores de água que estão acorrendo aqui; dias atrás fui pedalar e me deparei com um local com grande volume de sujeira e mato alto, fiz um post sobre isso.
Como disse acima, somos críticos.
Se queremos ser justos, temos que olhar os dois lados da mesma moeda, criticar negativa e positivamente.
Semana passada participei da Feira do Empreendedor do Sebrae - FE23 na capital de São Paulo, e a Prefeitura de Valinhos organizou um grupo de empresários e nos levou para o evento.
Confesso que não tinha muita expectativa pela FE23, no entanto, fiquei bastante surpreso com o que vi, seja na organização de Valinhos. Conheci outros empresários e desde então, tenho recebido convites para tratarmos sobre oportunidades.
Alguns fatos inusitados:
Parei no estande da cidade de Zacarias, vi que estavam servindo um queijo (maravilhoso). Comecei a articular, pois estava curioso para entender qual o objetivo da cidade estar ali.
Fiquei muito admirado que quem estava no estande era a farmacêutica e vice-prefeita de Zacarias, Andréa Rose Teixeira, junto com a primeira-dama, a advogada Jaqueline Polizel de Oliveira. Claro que tirei uma foto, vejam abaixo:
Foto Joni Mengaldo - esquerda: Jaqueline Polizel de Oliveira, primeira-dama e a direita: Andréa Rose Teixeira, vice-prefeita
Alguns empresários deveriam estar lá, mas não foram, não vou citar o motivo aqui, mas o comentário da vice-prefeita foi muito interessante: "houve um investimento da cidade de Zacarias e alguém precisava estar aqui no evento e nos dispusemos a vir, montar o local, organizar, cortar queijos e servir." Obviamente enquanto falávamos, eu degustava. 😉
“Amei a feira com certeza Zacarias nunca mais será a mesma, conseguimos passar a imagem do que temos de melhor no nosso município, feliz com o dever cumprido”. Concluiu a vice-prefeita, Andrea Rose Teixeira.
Fiquei muito admirado e feliz em saber que nossos recursos foram bem geridos pela cidade de Zacarias.
Todas as unidades federativas deveriam ter gestores igual à Andrea e a Jaqueline. Me despertou interesse em conhecer Zacarias e acho que meu post vai ajudar. Veja o link para acessar a página da cidade.
Por outro lado, vi o espaço de uma das maiores cidades do interior do estado de São Paulo, situada a 315 kms da capital, vazio, sem ninguém. Uma cidade de 700 mil habitantes sem nenhuma representação na feira, mas certamente com investimento no espaço. Não vou citar o nome da cidade, mas pelas pistas acima você consegue descobrir.
Outro ponto legal foi a feira em si. Muito bem-organizada, o suporte das pessoas foi alto astral e as atrações idem.
Voltando a organização de Valinhos, desde o convite, a organização do grupo de empresários num aplicativo, envio de informações antecipadas, horários combinados cumpridos, informações no deslocamento de ida e volta foram muito bons.
Para o Agente SEBRAE de Valinhos, Vinícius Villela:
“A missão empresarial da Feira do Empreendedor 2023 foi extremamente produtiva. Toda programação disponibilizada proporcionou grandes aprendizados e a expansão de ideias em diversos segmentos”.
“Não resta dúvidas que essas conexões e saberes vão auxiliar no crescimento e desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Valinhos. Ficamos felizes e já estamos ansiosos para a próxima feira em 2024.” Completou Vinícius Villela.
Conclusão
Entendo que, o que nos surpreende positivamente é a capacidade de superarmos as expectativas. Todos os dias temos potenciais incríveis muitas vezes não explorados ou irreconhecidos.
Tornar um negativo em oportunidade é fantástico, por isso muitas startups se posicionam nesse espaço, sendo o elo para soluções. Sinta-se motivado a ressaltar histórias legais e inspiradoras.
Nossa vida é uma surpresa constante e nós somos os protagonistas dela, busque o bom que acontece para cada um de nós.
Hai capito? Va bene!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua mensagem abaixo. #Curte e #Compartilhe
*Provérbios 4.18
#
** Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com ensino, treinamento, consultoria, como professor e palestrante em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança e dinâmicas.
Tem sugestão de tema? Compartilhe comigo: dikajob@dikajob.com.br
Siga :
Joni Mengaldo no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonimengaldo/
Joni Mengaldo no Instagram: https://www.instagram.com/jonimengaldo/
DikaJob no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dikajob/
DikaJob no Instagram: https://www.instagram.com/dikajob/
LEIA TAMBÉM
- TENDÊNCIAS PARA CARREIRA EM 2024
- O QUE TE MOTIVA ?
- COMO SOMOS E SEREMOS PERCEBIDOS
- VOCÊ TEM APROVEITADO AS OPORTUNIDADES?
- 5 EXPRESSÕES DE UM LÍDER AVESTRUZ
- QUANTO VALE SUA REPUTAÇÃO?
- VOCÊ FAZ PARTE DO TIME?
- CARGOS SÃO TEMPORÁRIOS. PESSOAS SÃO ETERNAS.
- A HABILIDADE MAIS DESEJADA E RARA SEGUNDO ESPECIALISTA DE CARREIRA DE HARVARD
- INTIMIDADE ARTIFICIAL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM DESAFIO PARA AS RELAÇÕES HUMANAS NA ERA DIGITAL
- 900 MILHAS DE APRENDIZADO, FORA DO AUTOMÁTICO
- ALGUMAS PROFISSÕES QUE SURGIRÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
- UM TIME, UMA EQUIPE
Envie sua sugestão de tema, qual assunto te interessa? Escreva aqui nos comentários!
Comentários