Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
by Joni Mengaldo
Segundo um relatório da McKinsey*, até 2030, cerca de 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo terão que mudar de ocupação ou adquirir novas habilidades.
Alguns dos empregos mais vulneráveis são aqueles que envolvem atividades repetitivas, rotineiras ou previsíveis, como operadores de máquinas, caixas, atendentes e motoristas.
E, o ano de 2025 promete ser um ano de muitas mudanças e oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que estarão preparados para enfrentar estas mudanças.
Com a aceleração da transformação digital, a demanda por profissionais qualificados e atualizados será cada vez maior.
Mas quais são as áreas e as carreiras que estarão em alta nesse cenário?
Vejamos algumas das tendências para carreira e área profissional em 2025:
Inteligência artificial e ciência de dados
Essas são duas áreas que já estão em evidência e que devem continuar crescendo nos próximos anos.
A inteligência artificial possibilitará criar sistemas que simulam o raciocínio humano, podendo resolver problemas, aprender e se adaptar e a ciência de dados ajudará a utilizar métodos estatísticos, matemáticos e computacionais para extrair conhecimento e insights de grandes volumes de dados mais rapidamente do que hoje é feito somente por humanos.
A união das duas disciplinas envolverá a implementação e gerenciamento de soluções que otimizarão processos, com redução de custos, com mais eficiência e valor para as organizações.
A digitalização continuará a transformar o mercado de trabalho, criando oportunidades em áreas como tecnologia, e-commerce e marketing digital.
Impacto na indústria farmacêutica e das ciências da vida
No segmento farmacêutico essas tecnologias vão impactar, cada vez mais, a análise de grandes volumes de dados, possibilitando a extração de insights valiosos, com a aceleração e o desenvolvimento de novos medicamentos, melhoria da eficiência operacional, personalização do atendimento ao paciente e otimização da tomada de decisão.
Alguns exemplos de aplicações da IA e da ciência de dados no setor são:
- Descoberta e design de novas moléculas com potencial terapêutico, usando algoritmos de aprendizado de máquina, redes neurais e simulações computacionais;
- Previsão e prevenção de eventos adversos, interações medicamentosas e resistência a antibióticos, usando técnicas de mineração de dados, processamento de linguagem natural e análise de sentimentos;
- Monitoramento e acompanhamento remoto de pacientes, usando dispositivos vestíveis, sensores inteligentes e aplicativos móveis;
- Diagnóstico e tratamento de doenças, usando sistemas de apoio à decisão clínica, reconhecimento de imagens médicas e robótica cirúrgica;
- Gestão e otimização da cadeia de suprimentos, usando sistemas de planejamento e programação, análise preditiva e blockchain;
- Previsão de vendas/demanda com premissas e IA com base histórica robusta.
A IA e a ciência de dados podem oferecer diversas oportunidades e possibilidades para a indústria farmacêutica e ciências da vida, vale um olhar para os desafios éticos, regulatórios e sociais.
Automação
A automação vai oferecer oportunidades em áreas como robótica e engenharia e pode aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência de diversos setores, como indústria, comércio, saúde e educação. Como já comentei anteriormente aqui também teremos desafios, na substituição de empregos.
Por outro lado, haveria demanda por posições criativas, inovadoras e com as inteligências emocional e espiritual.
Se prepare, desenvolvendo habilidades que sejam complementares à automação, como:
- Pensamento crítico: analisar informações, resolver problemas e tomar decisões de forma lógica e racional.
- Aprendizagem contínua: se atualizar constantemente e adquirir novos conhecimentos e competências.
- Comunicação: expressar ideias, argumentos e emoções de forma clara e eficaz.
- Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe, compartilhar informações e contribuir para objetivos comuns.
- Criatividade: gerar ideias originais, inovadoras e adaptáveis a diferentes contextos e necessidades.
- Liderança: inspirar, motivar e orientar outras pessoas para alcançar metas e resultados.
Nos segmentos farma, ciências da vida e healthcare a automação ajudará a aumentar a eficiência, a qualidade e a segurança dos produtos e serviços oferecidos. Poderemos nos beneficiar de tantas informações do ecossistema de saúde, que hoje estão em bases que não se conversam.
A automação deve impactar em redução de custos operacionais, otimizar do tempo de produção, melhorar o controle de qualidade, facilitar a rastreabilidade, aumentar a competitividade e a inovação, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental. Assim, o executivo terá mais tempo para pensar em estratégias, inovação e criar redes colaborativas no setor de saúde.
Entretanto, é importante mencionar que tudo isto que falamos tem um preço , e aí vem desafios com investimentos elevados, a adaptação dos profissionais às novas tecnologias, a garantia da segurança cibernética, a regulamentação ética e legal, entre outros.
Por isso, é importante que as empresas e organizações que atuam na indústria farmacêutica, ciências da vida e healthcare planejem e implementem a automação de forma estratégica, considerando os seus objetivos, as suas capacidades e as suas demandas e criem uma cultura na organização aonde a IA, automação e data analytics tenham liberdade de atuação e agilizem estes processos, retirando burocracia e dando autonomia para estes profissionais.
Saúde e bem-estar
Vivemos uma maior conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar, tanto físico quanto mental. Por isso, as áreas relacionadas a esses temas devem ter uma maior procura e valorização em 2025.
Além dos profissionais da saúde tradicionais, como médicos, enfermeiros e farmacêuticos, também devem se destacar os profissionais que atuam com prevenção, promoção e reabilitação da saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.
Capacitação, educação e desenvolvimento humano
A educação será fundamental em 2025, as mudanças rápidas e constantes no mundo trarão um grande desafio aos educadores, que terão que se reinventar e se adaptar às novas necessidades e mudanças.
Os profissionais da área deverão se preparar para os desafios da educação à distância, da educação híbrida, da educação inclusiva, da educação continuada e da educação para o século XXI.
Treinadores, professores, profissionais que atuam com gestão educacional, planejamento pedagógico, avaliação educacional, tecnologia educacional e orientação educacional terão bastante visibilidade.
E o que fazer ?
Adquira habilidades, principalmente as digitais, em cursos, treinamentos ou experiências profissionais. Disponha-se a aprender. Se sua postura for de quem já sabe tudo, pode ser um grande perigo para sua carreira.
Algumas dicas para 2025:
- Mergulhe no mundo digital e adquira esta habilidade, aprimore suas habilidades digitais;
- Seja flexível e adaptável;
- Esteja aberto a novos desafios e projetos;
- Mantenha-se atualizado.
Ao seguir essas dicas, você estará pronto para aproveitar as oportunidades.
Bora?
#
Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com ensino, treinamento, consultoria, como professor e palestrante em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança e dinâmicas.
Tem sugestão de tema? Compartilhe conosco: dikajob@dikajob.com.br
LEIA TAMBÉM
- VOCÊ TEM APROVEITADO AS OPORTUNIDADES?
- 5 EXPRESSÕES DE UM LÍDER AVESTRUZ
- QUANTO VALE SUA REPUTAÇÃO?
- VOCÊ FAZ PARTE DO TIME?
- CARGOS SÃO TEMPORÁRIOS. PESSOAS SÃO ETERNAS.
- A HABILIDADE MAIS DESEJADA E RARA SEGUNDO ESPECIALISTA DE CARREIRA DE HARVARD
- INTIMIDADE ARTIFICIAL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM DESAFIO PARA AS RELAÇÕES HUMANAS NA ERA DIGITAL
- 900 MILHAS DE APRENDIZADO, FORA DO AUTOMÁTICO
- ALGUMAS PROFISSÕES QUE SURGIRÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
- UM TIME, UMA EQUIPE
Envie sua sugestão de tema, qual assunto te interessa? Escreva aqui nos comentários!
Comentários