Vivendo um mundo cada vez mais umbigo

9849631891?profile=original

Imagem de Ronile por Pixabay

 

 

“Ame o seu próximo como a si mesmo”

Mateus 22:39

 

Vivemos transformações estruturais colossais na economia com impacto em várias áreas, profissional, educacional, familiar, política,  espiritual e outras.

Nosso momento é efervescente trazendo a necessidade de reaprendermos, de repensarmos, de reestruturarmos processos nos adequando ao novo, moderno, digital, na grande busca de ser exponencial.

Se por um lado podemos ver grandes ideias e iniciativas brotando na nova economia, é nítido que as relações interpessoais também passam por mudanças.

Talvez você esteja estranhando o título deste artigo, e pense que errado, mas não errei não, ele está correto e quero desenvolver esta ideia junto contigo.

Sabe o ditado: “ cada um está olhando para seu próprio umbigo”; nas relações interpessoais este é o momento que vivemos. Poderíamos refletir os motivos, talvez por pressão, por insegurança, por inexperiência, o momento de transição da economia 3.0 para 4.0, ou algum outro motivo.

Há a aplicação de grande quantidade de energia nos processos, departamentos, equipes, mas a grande maioria das pessoas concentra o foco em si. Há uma grande ênfase das organizações em buscar o trabalho coletivo, um modelo plural, mas ainda transitamos pelo modelo singular, do “EU S/A”.

Então o título do artigo é um trocadilho para mostrar os efeitos colaterais desta época de mudança que vivemos.

 

LEIA TAMBÉM

 

Não tem sido incomum eu tentar me aproximar de pessoas, com o objetivo de expor sobre meu trabalho ou em busca de parcerias e simplesmente percebo as portas fechadas. Muitas com fechadura tetra.

Recentemente encontrei um consultor que temos convivido há algum tempo e no passado imaginei uma possível cooperação entre nossas áreas de atuação.

Numa primeira troca de ideias, ele tinha algumas necessidades de informação de um determinado grupo de pessoas, que ele queria convidar para um evento.

Fui muito solidário e passei todos os dados que ele queria,  para que atingisse seus objetivos. Comentei sobre a cooperação e abri inclusive alguns pontos estratégicos.

O tempo passou e aproximadamente um ano atrás, estávamos novamente às vésperas do evento anual.

Ele me procurou e disse precisar de minha ajuda, ora para convidar pessoas, ora minha participação no evento, com uma apresentação.

O evento foi bem-sucedido, participei e apresentei.

No hotel almoçamos após tudo ter terminado e perguntei, e a nossa cooperação?

Novamente houve uma série de promessas e ideias para conjuntamente desenvolvermos alguns trabalhos.

Por minha iniciativa, busquei algumas vezes fazer um follow-up, insisti algumas vezes, mas o interesse vinha numa direção e a cooperação na outra.

Talvez você pergunte se eu deveria ter cooperado, pois foi mão única.

Minha resposta. Se eu pudesse voltar ao passado e soubesse o desfecho, eu repetiria tudo o que fiz.

Você acha que perdi?

Não perdi, pois não é por alguém ter uma atitude ou comportamento individualista que devo mudar os meus valores e o meu modo de viver.

No verso acima, cito Jesus nos ensinando a amar o próximo, como a si próprio.

Então quero propor um acróstico com a palavra UMBIGO, baseado na tabela periódica de química, e através da característica de cada um dos elementos abaixo, propor uma analogia com atitudes que podem fazer a diferença no mundo corporativo e em nossas vidas:

  1. UNUNÓCIO
  2. MERCURIO
  3. BERÍLIO
  4. IODO
  5. GÁLIO
  6. OXIGÊNIO

 

Paro por aqui e te convido a ver a sequência deste artigo clicando nas palavras acima, onde trago a definição de cada elemento periódico.

 

 

Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com ensino, treinamento, consultoria, como professor e palestrante em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança e dinâmicas.

Tem sugestão de tema? Compartilhe comigo: dikajob@dikajob.com.br  

 

Siga:

Joni Mengaldo no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonimengaldo

Joni Mengaldo no Instagram: https://www.instagram.com/jonimengaldo/ 

DikaJob no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dikajob/

DikaJob no Instagram: https://www.instagram.com/dikajob/ 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob