QUAL É A MINHA MARCA?

 

Essa é uma pergunta que você deve se fazer: qual é a minha marca?

 

No seu livro The Winner Within, o técnico de basquete da NBA, Pat Riley nos dá algumas ideias sobre o perigo de fazer concessões no aspecto da excelência:

“Ser um grande jogador é uma ficção que alguns atletas usam para se eximir de trabalhar duro como deveriam. Atletas que acham que são grandes jogadores são o que os técnicos chamam de ‘voadores’. Eles voam seguros na almofada do talento ou da pura força física. Não se incomodam com essa baboseira de concentração e ética do trabalho — até que jogadores com menos talento começam a fazer uma cesta atrás da outra na cara deles, jogo após jogo, simplesmente porque estão mais sintonizados com o jogo [...].  No fim das contas, toda equipe precisa descobrir que a excelência não é um destino. É um processo que precisa ser melhorado constantemente.” *   

Parece uma pergunta simples, mas na verdade tem uma grande complexidade por trás.

A marca não é só o nome ou o logo da empresa que trabalha, mas também a identidade, a personalidade, os valores e o propósito que você quer transmitir.

Em 1999, eu visitava uma clínica de pediatria como propagandista da Pfizer (acredite, rsrs, lancei o Viagra, acho que revela meu tempo no segmento...) e fui para a AstraZeneca.

Logo que cheguei, a empresa lançou o produto “Losec MUPS”, alguém lembra?

Algum tempo depois que fiz o lançamento naquela clínica, um dos médicos pediu para a secretária ligar para o Joni da “Pfizer” pedindo amostras do Losec MUPS. Ainda era conhecido pela empresa anterior. Criei uma referência naquele local.

A marca é o que faz as pessoas se conectarem com você, se identificarem com a sua história e confiarem no seu trabalho.

Por trás desta marca há diversos elementos que a identificam, um deles é o seu diferencial.

No exemplo que citei da NBA, está muito claro que precisamos aperfeiçoar o que e como fazemos, precisamos ter perseverança para sempre nos qualificarmos, isso pode ser o grande diferencial.

Ter qualidade e buscar a excelência se tornam fundamentos para quem quer buscar um algo a mais.

O que define aquilo que faço e o como o torna diferencial e dá consistência, reflete quem você é e o que você oferece para o seu mercado.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o seu coração....” **

 

Um dia abençoado, va bene!


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Vídeo de Eli Angelo

 

* The Putnam Publishing, 1993, p.150,1.

** “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para Deus, e não para os homens”. Cl 3.23.  Trecho de uma carta de Paulo de Tarso para uma comunidade de Colossos, cerca de 60 d.C.

 

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Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com palestras, ensino, treinamento, consultoria e professor em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança, vendas e dinâmicas.

 

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