Essa é uma pergunta que você deve se fazer: qual é a minha marca?
No seu livro The Winner Within, o técnico de basquete da NBA, Pat Riley nos dá algumas ideias sobre o perigo de fazer concessões no aspecto da excelência:
“Ser um grande jogador é uma ficção que alguns atletas usam para se eximir de trabalhar duro como deveriam. Atletas que acham que são grandes jogadores são o que os técnicos chamam de ‘voadores’. Eles voam seguros na almofada do talento ou da pura força física. Não se incomodam com essa baboseira de concentração e ética do trabalho — até que jogadores com menos talento começam a fazer uma cesta atrás da outra na cara deles, jogo após jogo, simplesmente porque estão mais sintonizados com o jogo [...]. No fim das contas, toda equipe precisa descobrir que a excelência não é um destino. É um processo que precisa ser melhorado constantemente.” *
Parece uma pergunta simples, mas na verdade tem uma grande complexidade por trás.
A marca não é só o nome ou o logo da empresa que trabalha, mas também a identidade, a personalidade, os valores e o propósito que você quer transmitir.
Em 1999, eu visitava uma clínica de pediatria como propagandista da Pfizer (acredite, rsrs, lancei o Viagra, acho que revela meu tempo no segmento...) e fui para a AstraZeneca.
Logo que cheguei, a empresa lançou o produto “Losec MUPS”, alguém lembra?
Algum tempo depois que fiz o lançamento naquela clínica, um dos médicos pediu para a secretária ligar para o Joni da “Pfizer” pedindo amostras do Losec MUPS. Ainda era conhecido pela empresa anterior. Criei uma referência naquele local.
A marca é o que faz as pessoas se conectarem com você, se identificarem com a sua história e confiarem no seu trabalho.
Por trás desta marca há diversos elementos que a identificam, um deles é o seu diferencial.
No exemplo que citei da NBA, está muito claro que precisamos aperfeiçoar o que e como fazemos, precisamos ter perseverança para sempre nos qualificarmos, isso pode ser o grande diferencial.
Ter qualidade e buscar a excelência se tornam fundamentos para quem quer buscar um algo a mais.
O que define aquilo que faço e o como o torna diferencial e dá consistência, reflete quem você é e o que você oferece para o seu mercado.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o seu coração....” **
Um dia abençoado, va bene!
Gostou do conteúdo? Siga Joni Mengaldo e ative o 🔔 para receber meus posts! #curta! #compartilhe!
Vídeo de Eli Angelo
* The Putnam Publishing, 1993, p.150,1.
** “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para Deus, e não para os homens”. Cl 3.23. Trecho de uma carta de Paulo de Tarso para uma comunidade de Colossos, cerca de 60 d.C.
#
Joni Mengaldo - criador do DikaJob, cristão, ítalo-brasileiro, casado com a Helenice, pai do Bruno e do Gabriel. Atua com palestras, ensino, treinamento, consultoria e professor em assuntos sobre competências, comportamento, motivação, liderança, vendas e dinâmicas.
Tem sugestão de tema? Envie o assunto te interessa? Escreva aqui nos comentários ou pelo: dikajob@dikajob.com.br
SIGA:
Joni Mengaldo no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonimengaldo/
Joni Mengaldo no Instagram: https://www.instagram.com/jonimengaldo/
DikaJob no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dikajob/
DikaJob no Instagram: https://www.instagram.com/dikajob/
VEJA TAMBÉM
- VOCÊ TEM COLABORADO? PARTE 2
- CAPACITAR É EMPODERAR
- SUFIXO "DADE"
- A MUDANÇA É CONSTANTE, MAS NÃO É A ÚNICA CERTEZA DA VIDA
- QUAL É O SEU OBSTÁCULO?
- O QUE É O JOB HOPPING E O QUE ESTÁ POR TRÁS
- FRIENDS: QUANTOS VOCÊ TEM?
- PARE UM POUCO, RESPIRE E SE ALEGRE
- O QUE TE SURPREENDE POSITIVAMENTE?
- QUE FORÇA TE MOLDA?
- TENDÊNCIAS PARA CARREIRA EM 2024
- O QUE TE MOTIVA?
- COMO SOMOS E SEREMOS PERCEBIDOS
- VOCÊ TEM APROVEITADO AS OPORTUNIDADES?
- 5 EXPRESSÕES DE UM LÍDER AVESTRUZ
- QUANTO VALE SUA REPUTAÇÃO?
- VOCÊ FAZ PARTE DO TIME?
- CARGOS SÃO TEMPORÁRIOS. PESSOAS SÃO ETERNAS.
- A HABILIDADE MAIS DESEJADA E RARA SEGUNDO ESPECIALISTA DE CARREIRA DE HARVARD
- INTIMIDADE ARTIFICIAL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM DESAFIO PARA AS RELAÇÕES HUMANAS NA ERA DIGITAL
- 900 MILHAS DE APRENDIZADO, FORA DO AUTOMÁTICO
- ALGUMAS PROFISSÕES QUE SURGIRÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
- UM TIME, UMA EQUIPE
Comentários